Compra

Descubra o que é SBPE e quais as vantagens dessa linha de crédito

Saiba como se beneficiar das condições especiais, como prazos, limites, faixa de renda e muito mais

Por:Verônica Lima 21/04/2021 3 minutos de leitura
O valor da parcela não pode passar de 30% da renda do consumidor/ Foto: Getty Images

Publicidade

Atualmente, com as mudanças do programa Minha Casa Minha Vida para o Casa Verde e Amarela, muita gente se interessou também por outras linhas de crédito para a compra de imóveis, que podem ser convenientes em determinadas circunstâncias. O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) tem algumas semelhanças com o maior programa de financiamento imobiliário do País, o Minha Casa Minha Vida. Ao mesmo tempo, também há diferenças, que são importantes na hora de tentar a aprovação do crédito.

O SBPE é uma possibilidade que usa os rendimentos da caderneta de poupança para emprestar recursos financeiros para quem quer comprar imóveis por meio de um financiamento. O SBPE está disponível em praticamente todas as instituições financeiras do País. A linha acaba sendo mais procurada quando a pessoa tem uma renda que não se enquadra ou não tem tantas vantagens no programa do Governo Federal, o atual Casa Verde e Amarela. Além disso, ele também permite um financiamento de longo prazo para a maior parte do valor da moradia.

O que dá para comprar com o crédito do SBPE?

Dário Ferraço é o sócio-diretor da SF Consultoria Imobiliária e afirma que dá para usar o empréstimo como linha de crédito para imóveis de vários tipos e categorias. “Imóveis residenciais, comerciais e até mesmo terrenos.” O importante, na visão dele, é que a pessoa interessada considere que é uma modalidade de crédito que garante até 80% do valor total do imóvel e possui um prazo máximo para pagamento que vai até 35 anos. Já o valor da parcela não pode passar de 30% da renda do consumidor.

Publicidade

Mas será que isso quer dizer que o SBPE é igual ao programa Casa Verde e Amarela? Não é bem assim. Dário conta que há algumas diferenças que precisam ser levadas em conta. Por exemplo, a pessoa pode ter outro patrimônio no nome e a faixa de renda do interessado deve partir de R$ 7 mil ao mês. No entanto, não aceita os subsídios do governo.

Qual é a relação do SBPE com o SFH e o SFI?

Antes de tudo vamos entender as siglas. Como já vimos, SBPE é Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. SHF é o Sistema Financeiro da Habitação e SFI é Sistema Financeiro Imobiliário. Todos, de algum modo, se relacionam entre si.

O SBPE é base para as outras linhas de crédito, como SHF e SFI. Isso porque os bancos são obrigados a destinar 65% do valor das cadernetas das poupanças para o financiamento de imóveis. E aí entra o SBPE, conforme conta o especialista Ferraço.

Publicidade

De todo modo, o que vale a pena observar é que o SBPE acaba tendo algumas vantagens em relação ao SFH e SFI. Por exemplo: ele não tem limite de valor para o imóvel financiado e não impõe condições. Ou seja, mesmo quando já tem um imóvel ou outras linhas de crédito, o interessado, ainda assim, pode fazer o seu financiamento de imóvel pelo sistema SBPE.

E para fins de comparação, Dário diz que a carteira hipotecária, que é uma alienação fiduciária – outra forma de financiar imóveis –, acaba sendo um pouco menos vantajosa. “Não conta com taxas de juros tão atrativas. Os bancos oferecem prazos menores e valor máximo de 50% do imóvel.”

Como ser aprovado no pedido de crédito no SBPE?

Como todo financiamento de imóveis, o SBPE também exige uma análise de cada cliente interessado na linha de crédito. Isso quer dizer que nem todo pedido será aprovado. Então, o que os bancos avaliam para aprovar o SBPE? A faixa de renda, o histórico de comprometimento e as restrições no nome. Para Dário, tudo isso merece atenção. “Todos esses pontos são importantes para que o comprador acesse o crédito imobiliário do SBPE.”

Publicidade

Os requisitos ainda passam por “ter o nome limpo” e “ter renda suficiente para financiar”, além de “não ter impedimentos com o banco”, que também ajuda na aprovação. Por outro lado, os vendedores também devem se atentar às regras, o que inclui documentação, débitos e restrições jurídicas.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Felicidade e bem-estar são temas de congresso sobre arquitetura em Curitiba

6 minutos de leitura
Imagem destacada

É hora de decorar para o Natal!

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Como funciona o seguro de um imóvel alugado? Quem paga? Quem recebe?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

É possível usar carta de crédito para abater financiamento imobiliário?

2 minutos de leitura