Sumário

    O bairro de Cangaíba ocupa um território de 16 quilômetros quadrados na zona leste de São Paulo, onde a cidade faz divisa com o município de Guarulhos – estão separados pela rodovia Ayrton Senna e pelo Parque Ecológico do Tietê.

    Trata-se de um distrito submetido à subprefeitura de Penha de França, que faz divisa também com a Ponte Rasa e com Ermelino Matarazzo, e que tem características majoritariamente residencial.

    Histórico

    Cangaíba é um termo utilizado pelos grupos indígenas que viviam na região, cujo significado em português se aproxima de “lugar na mata com frutas”. Isso porque a origem do bairro ocorreu ainda no século 16, com a chegada dos primeiros colonizadores portugueses e de padres jesuítas – à época, ainda parte integrante do bairro da Penha.

    Seu desenvolvimento de fato se deu ao longo do século 20, a partir de sua ocupação por famílias de classe média e imigrantes italianos, espanhóis e japoneses. Resultado do processo de loteamento de grandes chácaras nas décadas de 1920 e 1930, que se transformaram em pequenas vilas residenciais.

    Atualmente, o bairro está se ampliando com projetos de verticalização que estão erguendo prédios de até dez andares. Mas mesmo diante das novas construções, ainda é possível ver imóveis da década de 1950, caracterizados pela simplicidade e pelas flores que decoram as janelas.

    Mobilidade

    O bairro está localizado ao lado da rodovia Ayrton Senna e é próximo à via Dutra, as duas principais rotas de acesso ao Vale do Paraíba e ao Rio de Janeiro, a partir da capital paulista. É vizinho de Guarulhos, onde fica o Aeroporto Internacional de Cumbica. Na rede pública de transportes, destaque para a Estação Engenheiro Goulart, que integra as linhas 12-Safira (que faz conexão com a Estação Brás, da linha 3-Vermelha do metrô) e 13-Jade da CPTM. Na avenida Dr. Assis Ribeiro muitas linhas de ônibus conectam a outros pontos da zona leste.

    Quanto custa para morar

    O bairro está na região com o preço do metro quadrado mais baixo, com preços então entre R$15.75m² a 27,38m² para locação. Já para compra, o preço chega a 3.754,39, segundo o CRECI-SP.

    Lazer

    Ocupando um território útil de mais de 1 milhão e 500 mil metros quadrados, o Parque Ecológico do Tietê faz parte da vida dos moradores do bairro desde sua inauguração, em 1982 – acesso via Cangaíba ocorre pelo principal núcleo do parque, o Engenheiro Goulart.

    Seu espaço é dividido em dois: um lado destinado ao esporte, com parque aquático, pista de cooper e quadras poliesportivas; do outro, um ambiente contemplativo, com projeto arquitetônico assinado pelo renomado Ruy Ohtake e um lago de 42 mil metros quadrados. E para além do uso recreativo, o PET tem uma função fundamental para a capital: sua área total de 14 milhões de metros quadrados funcionam como uma bacia de acumulação de água para evitar enchentes na Marginal Tietê.

    Outro importante parque da região é o Parque Linear Tiquatira – Eng. Werner Eugênio Zulauf, onde há pista de caminhada e equipamentos para exercício. Há também a Praça Santa Marina Virgem, tomada por charmosas árvores. E no campo cultural, o bairro abriga ainda o Teatro Flávio Império.

    Educação

    Cangaíba tem entre sua oferta de ensino médio, fundamental e infantil as escolas EMEI Alfredo da Rocha Viana Filho – Pixinguinha, EMEF Cecilia Meireles, o Colégio Machado de Assis, entre outras opções. Um grande ativo para os moradores do bairro é a proximidade com a USP Leste, unidade da maior universidade do país inaugurada em 2005. Atualmente, ela oferece mais de 20 cursos de graduação (além de pesquisa e pós-graduação) nas áreas de ciências, humanidades e artes.

    Saúde

    Para atendimento médico público o bairro dispõe das seguintes opções: a AMA/UBS Cangaíba – Doutor Carlos Gentille de Mello e o Centro Médico Santa Rita de Cássia.


    Serviços

    Nas proximidades de Cangaíba, pode-se aproveitar as estruturas de grandes shopping centers: caso do Metrô Itaquera, que tem mais de 250 lojas, e o complexo Aricanduva, onde além de shopping de compras e serviços, estão o Interlar (segmento moveleiro) e o Auto Shopping (setor automotivo).

    O bairro oferece também ampla oferta de mercados, supermercados, atacarejos, lojas de variedade, farmácias e oficinas. E tem ainda o Ecoponto Cangaíba, para coleta e descarte conscientes de resíduos.