Arquitetura Sustentável

Incorporadores do mercado de luxo estão ultrapassados, afirma CEO da AG7

Alfredo Gulin Neto alerta que empresas do segmento estão olhando mais para si mesmas do que para os clientes

Por:Breno Damascena 25/11/2024 3 minutos de leitura
Empresário defende renovação do segmento e propõe desenvolvimentos de empreendimentos com foco em saúde/ Crédito: Divulgação AG7

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Projetos feitos às pressas e falta de criatividade são algumas das características atreladas à incorporação no mercado imobiliário de luxo brasileiro, na visão de Alfredo Gulin Neto. À frente da incorporadora AG7, o executivo não poupa críticas ao cenário nacional e afirma que o mercado precisa se reinventar, pois o modelo atual está prestes a chegar à exaustão.

“Nós, incorporadores no mercado de imóveis de luxo, olhamos muito para nós mesmos e pouco para o cliente”, alerta Neto. “As vantagens competitivas dos projetos são meramente incrementais. Acoplamos diversos selos e marcas aos empreendimentos como se isso fosse um diferencial, para poder se comercializar. No fim, tudo se repete”, exemplifica.

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Para o empresário, este ambiente vem repelindo clientes e provocando uma obrigatória renovação no setor. A proposta defendida por ele é que os edifícios precisam “servir mais”. “Acreditamos que edifícios em boas localizações que não estiverem atentos serão engolidos pelo tempo, podendo ser até demolidos/implodidos caso não reajustados para um serviço que o cliente necessite. Isso já está acontecendo em grandes cidades do Brasil e em edifícios na beira do mar”, pontua.

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Ícaro Casa-Térrea prevê a entrega de apartamentos de 500 m² a 1450 m²/ Crédito: Divulgação/AG7

A solução defendida por Neto para contrapor a inércia do setor é o wellness building, conceito criado pela própria AG7 que propõe a criação de empreendimentos com foco na saúde dos moradores. Sem abrir mão do lucro, a empresa publiciza que desenvolve seus prédios para impulsionar os moradores a viverem mais anos de vida. O mais novo cartaz desta filosofia é o Ícaro Casa-Térrea. 

Bem-estar por milhões

Neste mês, a AG7 anunciou o lançamento do empreendimento de luxo no bairro Ecoville, em Curitiba. Com 38 apartamentos de 500 m² a 1,4 mil m², o Ícaro Casa-Térrea será composto por quatro torres e vai ocupar um terreno de mais de 20 mil m². Em uma geração marcada pelos imóveis compactos, o projeto disponibiliza plantas que englobam de três a cinco suítes e varandas particulares de até 300 m².

Não é esta amplitude, porém, que a empresa quer destacar. “O valor não é medido pelos tamanhos, mas pelo impacto positivo na vida dos moradores”, afirma Neto. Para alcançar este objetivo, o empreendimento prevê a entrega de um bosque privativo de 9 mil m² e um lago ornamental dentro do terreno”.

“Os espaços internos e externos convidam as pessoas a se relacionarem com a natureza, com o esporte, socializar, se concentrar e relaxar. Pegar frutas no pé, plantar árvores, fazer reuniões nos spas, atrair os filhos que já saíram de casa para querer ficar novamente com os pais”, enumera o incorporador. 

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AG7 está investindo cerca de R$ 500 milhões no empreendimento/Crédito: Divulgação AG7

Como complemento destas atividades estão a construção de piscinas coberta e externa, área de SPA, sauna seca e úmida, haloterapia, tanque de contraste, quadra de beach tênis, academia, pista de caminhada, sala de jogos, coworking, biblioteca e sala de leitura.

Além disso, o projeto conta com assinatura do escritório Architects Office, paisagismo de Ricardo Cardim e design de interiores da arquiteta Juliana Vasconcelos. 

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Para ter acesso a todas estas comodidades e luxos, é preciso preparar o bolso. O preço médio do metro quadrado está avaliado em cerca de R$ 30 mil. O menor apartamento, de 500 m², custará em torno de R$ 15 milhões. Já para comprar a unidade mais cara, de 1.450 m², custará aproximadamente R$ 40 milhões. 

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As obras do Ícaro Casa-Térrea começam no primeiro semestre de 2025 e a entrega está prevista para 2029. “Projetos imobiliários levam anos para serem concebidos, entregues e serão usados por décadas. Nós carregamos essa pauta (wellness building) há muito tempo e agora estamos colocando mais produtos no mercado”, antecipa.

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