Indicadores Estadão Imóveis
FIPEZAP: 
0.43%
ICON: 
0.45%
IGP-M: 
-0.64%
INCC: 
0.51%
IPCA: 
1.14%
PMI: 
23.0%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Aluguel / O que devo apresentar como documentação para alugar um imóvel?

O que devo apresentar como documentação para alugar um imóvel?

A lista é diferente para pessoas físicas e jurídicas e exige documentos e comprovantes financeiros. Verifique quais correspondem ao seu caso


Da Redação

30/11/2020 - 2 minutos de leitura


É necessário apresentar um comprovatório de renda, podendo ser o holerite, contracheques ou extratos de movimentação bancária dos últimos 90 dias, e fotos da carteira de trabalho/ Foto: Getty Images
São Paulo sedia Urban Future:...

03/11/2021 20:00 até 03/11/2021 23:00


Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.

O cuidado com a documentação para alugar imóvel é fundamental para garantir um contrato que formalize as responsabilidades de locador e locatário. Por isso, para que a negociação não fique pendente por conta das certidões e outros títulos, confira cuidadosamente o que deve ser providenciado e separado, para que no momento certo sejam encaminhados com sucesso para a imobiliária ou para o proprietário do imóvel.


Documentação para pessoas físicas

Para que uma pessoa física faça a locação de uma moradia, é necessária a apresentação do seu Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) como forma de identificação. Além disso, será necessário exibir um comprovante de residência atual, como uma conta de telefone, luz ou água e dos três últimos comprovantes de pagamento do aluguel, caso esteja em um local alugado.

Também é necessário um comprovatório de renda, podendo ser o holerite, contracheques ou extratos de movimentação bancária dos últimos 90 dias, e fotos da carteira de trabalho. Em caso de aposentados, basta mostrar o recebimento dos benefícios. É necessária a apresentação da ficha cadastral preenchida e assinada.

Documentação para pessoas jurídicas

É necessário que os representantes da empresa apresentem o RG e CPF, além do cartão de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). A inscrição municipal ou estadual, variando de cada empresa, também é pedida, assim como o contrato social.

É preciso ainda demostrar o balanço patrimonial assinado pelo contador com o seu número do Certificado de Registro Cadastral (CRC), sendo necessário pelo menos os dois últimos. Além disso, é obrigatória a declaração do imposto de renda e o endereço da empresa, assim como do estado civil dos representantes dela com o comprovante de endereço de todos. É requisitada a apresentação da ficha cadastral preenchida e assinada, com referência da empresa.

Documentos para o fiador

Para a locação do imóvel, em muitos casos é necessário um fiador que também apresente documentos. Neste caso, ele deve entregar RG, CPF e um comprovante de renda superior a quatro vezes o valor do aluguel líquido. O comprovante de residência também é fundamental, assim como o registro de imóvel em seu nome, com uma matrícula atualizada dos últimos 30 dias.

A declaração do imposto de renda é outro ponto e se o fiador estiver morando em um local alugado, deve apresentar os últimos três recibos de pagamento. Por fim, é exigida a ficha cadastral preenchida e assinada pelo fiador.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas