Aluguel

Entenda como funciona a locação digital na prática

Tecnologia promete agilizar, desburocratizar e até baratear as negociações e contratos de aluguel

Por: Da Redação 23/04/2021 2 minutos de leitura
É possível que todo o processo seja feito totalmente pela internet, até mesmo com a assinatura eletrônica da documentação/ Foto: Getty Images

Publicidade

Com a consolidação e expansão das tecnologias, diversos setores se movimentam para inovar em seus processos. Entre eles, claro, o mercado imobiliário, cuja mais recente e impactante atividade é a locação digital. O processo foi criado com o objetivo de facilitar a vida do locador e do locatário, utilizando novas ferramentas na hora de fechar negócio. Dessa forma, é possível que todo o processo seja feito totalmente pela internet, até mesmo com a assinatura eletrônica da documentação.

Desse modo, não é nem necessário ir até a imobiliária, que pode prestar seu atendimento pela web, fazendo todo o trâmite de maneira totalmente remota. Até as visitas à propriedade podem ser substituídas por fotos, vídeos, tour 360 graus e projetos em realidade virtual.

Como funciona na prática?

Basta ter conexão à internet e acessar o site da imobiliária para escolher o imóvel desejado. Após apresentar o interesse pela contratação da locação, o cliente envia para a imobiliária todos os seus dados. A empresa, por sua vez, precisa fazer o processo de garantia locatícia, tudo rápido e online. Com a aprovação, basta ler com atenção o contrato, que é enviado por e-mail, e então fazer a assinatura eletrônica também de forma digital. O único momento que exige um encontro é para a entrega das chaves.

Publicidade

Locação digital é segura?

A prática é totalmente segura, desde que o cliente opte por uma empresa séria. Portanto, sempre pesquise antes sobre a imobiliária, busque informações com fontes de confiança e faça uma pesquisa sobre os processos judiciais da empresa. E nunca envie dados sensíveis antes de confiar 100% em seu interlocutor.

A locação digital está totalmente dentro da legislação. Inclusive a assinatura digital – ação que de fato firma o contrato – está dentro das normas, com respaldo jurídico na medida provisória nº 2.200-2/2001, garantindo a autenticidade e integridade da validade jurídica de documentos eletrônicos.

Vale lembrar que é o contrato que determina direitos e deveres das partes, então é importante guardá-lo em local seguro para consultar em caso de dúvidas. Além disso, caso surja algum problema, esse documento é uma das principais provas utilizadas para identificar as obrigações das partes.

Publicidade

Vantagens

O aluguel digital é vantajoso para imobiliárias, inquilinos e proprietários de imóveis. Além de possibilitar a contratação rápida aumentando o resultado mensal das empresas, o processo suspende burocracias, o que significa mais economia com deslocamentos e custos de cartório.

Além disso, é mais prático e traz mais comodidade para interessados na negociação, já que podem procurar por moradias e fazer todo o processo sem sair de casa. Já para os proprietários da unidade, a maior vantagem é poder divulgar o imóvel no ambiente digital, o que promove mais alcance e visibilidade à oferta.

Essa prática também facilita o procedimento para as locações feitas em outra cidade. Muitas vezes, o inquilino se mudará para o município onde fica o imóvel que será alugado, principalmente em caso de estudantes que passaram no vestibular em cidades distantes de onde moram.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Saiba como a pandemia afeta o contrato de locação residencial

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Extremos de preços em SP vão de R$ 133 mil até R$ 10,2 milhões

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Da compra do lote à construção: veja cinco dicas antes de se mudar para um condomínio

6 minutos de leitura
Imagem destacada

Com juros e inflação em alta, crédito imobiliário atrelado ao IPCA e à poupança perde fôlego

2 minutos de leitura