Decoração, reforma e construção

4 modelos de varal para apartamento que se camuflam na decoração

A principal dica é posicionar o equipamento de teto ou parede próximo à janela e acima do piso molhado

Por: Da Redação 22/03/2021 2 minutos de leitura
Antes de instar, é preciso avaliar a planta da propriedade, para evitar atingir instalações elétricas e hidráulicas/ Foto: iStock

Publicidade

Estender as roupas em ambientes pequenos pode ser um desafio, mas com o equipamento adequado e planejamento, é possível montar um varal sem ocupar o cômodo todo. Para ajudar nesta missão de escolher o local de instalação, separamos quatro modelos ideais para ganhar espaço e camuflar uma possível desordem que este tipo de atividade doméstica gera. Confira!

Uma das formas de economizar espaço na lavanderia é apostar em um varal de teto. Ele fica preso por uma corda e, por meio dela, pode ser removido sempre que necessário. No entanto, o ideal é posicionar o equipamento em um local que possa ser molhado, já que a água poderá pingar diretamente no piso.

Os modelos feitos de alumínio e inox são aquisições muito inteligentes, pois resistem às corrosões do tempo, à umidade e também dão um toque mais charmoso à decoração. A principal dica é posicionar o varal de teto próximo à janela. Ali, ele terá mais contato com a iluminação solar e ventilação externa.

O chamado Varal Mágico, do tipo de parede que abre e fecha, é interessante para apartamentos que não possuem área de serviço. Isto porque ele pode ser instalado em qualquer parede, da cozinha, sacada ou banheiro, por exemplo. E pode também ser recolhido quando não está em uso, sem atrapalhar o caminho, e é possível ainda instalá-lo logo acima da pia ou ao lado da máquina de lavar.

Publicidade

Outra opção é o modelo para cabides. Eles podem ser pendurados em qualquer local da casa sem prejudicar a decoração. Mas saiba que para criar um cantinho personalizado, será necessário um Varal Cabideiro que sirva de suporte aos cabides. A haste deve ser pequena e dobrável, ocupando pouco espaço quando não for utilizada. Os cabides permitem que seja pendurado um número maior de roupas, otimizando espaço. Além disso, é possível ainda montar o equipamento em um canto próximo à lavadora de roupas, para facilitar na hora de estender as peças. 

Por fim, o varal retrátil é útil para quem mora em imóveis compactos. Este utensílio pode ser instalado no banheiro sem atrapalhar o banho. Existem diversos modelos, com uma cordinha, com cordão de nylon, de aço ou ferro para aguentar estender roupas mais pesadas, como jeans, ou ainda com suporte em inox ou de plástico, redondo ou quadrado.

Cuidados ao instalar

O primeiro passo é avaliar a planta da propriedade, para evitar atingir instalações elétricas e hidráulicas. Além disso, é importante avaliar o local que você pretende estender a roupa. O varal de teto ou parede não pode ficar próximo à porta e nem da iluminação, como lustres e pendentes, porque pode atrapalhar a circulação do ambiente. Outro ponto importante é fazer a marcação correta dos pontos em que você deverá furar a parede.

Antes de finalizar o processo, sempre verifique se o varal desce até uma altura adequada para estender as roupas – principalmente se você estiver seguindo o passo a passo de como instalar varal de teto em telhado, que costuma ficar ainda mais alto no ambiente. Já no caso de utensílios de parede, puxe a cordinha para adaptá-la corretamente até o outro ponto da parede.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Tecnisa avalia voltar ao Minha Casa Minha Vida

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Dia dos Namorados: casais moram juntos para economizar no aluguel

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Taxa de evolução de obra: saiba o que é e por que ela é cobrada

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Piora da economia contamina expectativa de empresários do setor imobiliário

1 minuto de leitura