Notícias

Setor de construção filtra tecnologias para impulsionar inovações

Soluções de Lean Construction, BIM e CRM são destaque em Construsummit

Por:Breno Damascena 14/09/2023 1 minuto de leitura
tecnologia-filtros
Para Ionan Fernandes, a experiência, a análise de dados e as referências internacionais ajudam a tomar decisões inteligentes/ Crédito: Divulgação/Agência J.Somensi/Softplan

Publicidade

Durante os dois dias de evento, cerca de 1.300 pessoas estiveram presentes no Construsummit, que reúne profissionais do mercado imobiliário para debater tecnologias e inovações para o setor. Dezenas de estandes, empresas, além de 65 palestrantes de diversos segmentos compartilham ideias e projetos para o futuro da construção no País. Na esteira de tantas propostas, as companhias têm um desafio: decidir quais soluções podem ou não trazer melhorias para o negócio. 

Segundo Ionan Fernandes, diretor executivo da Softplan, empresa responsável pelo evento, ano a ano, ele nota novas necessidades do mercado, que se traduzem na transformação dos conteúdos que são apresentados no Construsummit. “Há algumas edições, todo mundo falava de tokenização de ativos. Hoje, percebemos que várias ideias não se viabilizaram e o tema perdeu a vez.”

Porém, de acordo com Fernandes, alguns assuntos têm tido um caminho diferente. “O tema Lean Construction vem se consolidando. Antes, as pessoas achavam as mil maravilhas, mas não tínhamos cases. Hoje já temos mais exemplos práticos e de sucesso”, diz. “Outro exemplo são as soluções de CRM (Gestão de relacionamento com o cliente), que antes as pessoas nem entendiam e agora são essenciais para várias empresas”, complementa.  

A jornada para que as empresas decidam quais tecnologias devem ou não adotar para impulsionar seus resultados, passa, em primeiro lugar pela experiência atuando no setor, de acordo com Fernandes. “Quanto mais você troca com os clientes, mais conhece o mercado”, diz.  Para ele, o segundo passo é estar antenado às tecnologias que deram certo em outros países.

Publicidade

“O que a Coreia do Sul e a China estão fazendo para inovar na construção?”, exemplifica. “Além disso, é importante ficar de olho no que mostram os institutos de pesquisa. Eles estão gerando insights o tempo todo”, afirma.  

*Breno Damascena vi​ajou à Florianópolis à convite da Softplan

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como se preparar para sair do aluguel e comprar a casa própria

6 minutos de leitura
Imagem destacada

Startup Arquiteto de Bolso recebe aporte de R$ 15 milhões para desenvolver novos produtos

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Empresas fazem 'retrofit' de escritórios para o novo normal pós-pandemia

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Pandemia já muda projetos de incorporadoras

3 minutos de leitura