Notícias

Saiba mais sobre os robôs faxineiros

Confira os modelos existentes no mercado e como funciona essa tecnologia que promete ajudar nas tarefas do lar

Por: Da Redação 18/12/2020 2 minutos de leitura
Tem ainda os facilitadores robóticos voltados para outras tarefas além da limpeza, como o aparador de grama e faz-tudo/ Foto: Getty Images

Publicidade

Com a correria do dia a dia, quem é que não gosta de uma mãozinha na hora da limpeza, não é mesmo? E se essa ajuda chegar repleta de tecnologia e inovação? Isso já é possível graças aos robôs faxineiros.

A empresa norte-americana iRobot se dedicou à criação de máquinas capazes de limpar casas e empresas, inclusive com modelos de dispositivos diferentes. Existe uma linha que funciona como um detector de sujeira, limpando o piso mesmo com qualquer sinal de poeira.

Para a alegria daqueles que tem um bicho de estimação em casa, também existe o modelo pet, voltado para remover os pelos de animais do solo. O último modelo é chamado de Scooba. Ele conta com sensores que possibilitam o trabalho em locais com desníveis e degraus sem nenhum problema.

Eles podem trabalhar em pisos como vinílico, cerâmica ou madeira, identificando as impurezas e limpando tudo de forma automática, bastando estarem ligados. Com o sucesso, outras empresas passaram a criar os seus robôs, como a LG, que investiu na criação do Vacuum Robot, um aspirador de pó inteligente.

Publicidade

Tem ainda os facilitadores robóticos voltados para outras tarefas além da limpeza, como o aparador de grama, por exemplo, e até mesmo um faz-tudo, como o modelo criado pela TheCorpora Robotic Company, que é capaz até de interagir com pessoas com necessidades especiais.

Já existe também o robô personal trainer, que indica os exercícios de acordo com as informações da alimentação repassadas a ele. Além disso, ele monitora os hábitos alimentares e incentiva o usuário a adotar um cotidiano mais saudável.

Com a tecnologia cada vez mais em alta, a tendência de novos experimentos que podem ajudar os seres humanos nas tarefas diárias é bem-vinda. Dessa forma é possível poupar tempo para outras atividades, além de se livrar dos trabalhos chatinhos do dia a dia.

Aeroporto de Brasília já tem robôs faxineiros

Publicidade

Para ajudar na limpeza, o aeroporto de Brasília resolveu investir nos dispositivos faxineiros suíços, conhecidos como “papa sujeira”. A principal característica deles é o trabalho sem a necessidade do manuseio humano.

É necessário apenas uma programação prévia feita por um sistema de computador estabelecendo a zona de faxina das máquinas. Então elas conseguem trabalhar tranquilamente com a sua inteligência e sensores de detecção. As máquinas têm um sistema de armazenamento de até 45 litros de água, duram quatro horas na bateria e podem limpar até 1.200 metros quadrados (m²) por hora. Além disso, os sensores podem detectar barreiras com 30 metros de distância, evitando o problema de trombar com os passageiros.

Quando um local é obstruído por algo, o próprio robô faxineiro consegue identificar e retornar para a limpeza do mesmo lugar depois. O investimento do aeroporto foi de R$ 1 milhão e os robôs faxineiros foram adquiridos pela empresa responsável pela arrumação do local, a Globalização Facilities. Com a aquisição, o aeroporto de Brasília se tornou o primeiro da América do sul a contar com a ajuda dos facilitadores robóticos para a higienização.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

O que é e como tirar o habite-se

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Declaração de imposto sobre propriedade rural começa nesta segunda; veja quem deve prestar contas

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Valor do aluguel acumula alta de 17,05% nos últimos 12 meses

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Top Imobiliário 2021: Diálogo põe foco em projetos maiores e Eztec, em amenities

3 minutos de leitura