Ao comprar uma nova televisão, é importante prestar atenção em alguns detalhes. Uma das questões diz respeito ao posicionamento do dispositivo no cômodo de uma casa. A arquiteta e designer de interiores Leticia Monteiro avisa que a distância entre a tevê e o assento varia de acordo com o tamanho do aparelho. Por isso, cuidado com os excessos. Não adianta, por exemplo, escolher um aparelho de 60’’ se for colocá-lo em um ambiente pequeno. “É essa distância que vai dizer qual o tamanho ideal da tela. Quanto mais perto, menor deve ser e quanto mais longe, maior”, afirma Monteiro.

Outra dica da arquiteta é que o meio da tela da televisão fique alinhado com a altura dos olhos de onde a pessoa estará sentada. “Vale ressaltar ainda que a altura de instalação da sala é diferente do quarto, porque a altura de onde sentamos para assistir é diferente. Em um sofá ficamos em uma altura de 45 a 50 centímetros (cm) do piso, por isso utilizamos como altura média para sala de 1,15 metros (m) e 1,20 m”, explica Leticia.

Dormitório

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
Como as pessoas ficam deitadas, é preciso repensar o posicionamento ideal para uma boa visualização da imagem. “Na cama, muitas vezes estamos a 70 cm do piso (no caso de camas box). O recomendável é posicionar o televisor bem em frente à cama e com uma altura média de 1,20 m a 1,40 m”, comenta a arquiteta.

Se a localização se mostrar inviável, pode-se também instalar o aparelho ao lado da cama. Desta forma, a pessoa assiste televisão deitada de lado. A outra alternativa é instalar no alto, próximo ao teto, mas não é ideal para a sala, por causa do ângulo das posições ao deitar e sentar.

Suportes

Existem muitas possibilidades, como racks, peças fixas na parede ou suspensas em um eixo. Caso o móvel seja muito baixo ou o assento muito alto, o melhor, segundo Leticia, pode ser instalar a tevê em um suporte de parede. Se o móvel for baixo e o sofá também, vale deixar o dispositivo apoiado no móvel mesmo.

“Eu costumo indicar para meus clientes a instalação da televisão em um tubo galvanizado que possibilita que ela gire 360°, permitindo que o espectador utilize o mesmo aparelho em dois ambientes distintos. Além disso, existem equipamentos com automação que elevam a tevê dentro de móveis, podendo esconder o equipamento e acionar apenas quando desejado. Já para espaços pequenos, a televisão pode ser instalada na porta de correr do armário, em um acesso de vidro. Essa porta é própria para este uso e permite a troca de canais pelo controle e visualização total do equipamento quando ligado”, sugere a designer de interiores.

Distância ideal do sofá para cada tamanho de TV