Notícias

Prepare a casa para o inverno com 4 dicas imperdíveis

Sem fazer grandes mudanças na decoração e sem reformas, é possível deixar o lar mais aconchegante a partir de pequenas modificações

Por: Da Redação 24/07/2020 2 minutos de leitura
Um tapete peludinho, com a fibra mais grossa, é melhor para reter a temperatura/ Foto: Maryviolet pelo iStock

Publicidade

Mesmo entre os mais apaixonados pelas baixas temperaturas, uma coisa é certa: ninguém gosta de passar frio. Enfrentar o inverno em casa sem fazer grandes mudanças na decoração ou sem reformas é possível. Como o Brasil é um País tropical, a maioria das moradias não possui sistema de calefação ou até mesmo uma arquitetura pensada para garantir isolamento térmico. Manter os ambientes aquecidos e preparar a casa para o inverno ajuda não só no aconchego, mas também em questões relacionadas à saúde. Por isso, confira abaixo algumas dicas para adequar o lar, mantendo o ambiente quentinho para o período.

1. Utilize cortinas para manter o calor durante a noite

“As pessoas acreditam que a cortina é só um item de decoração, mas não é só isso. A cortina foi feita também para você manter o calor. Durante o dia, deixe o vidro fechado. O sol entrando pela janela vai aquecer sua casa. Depois, quando o sol se pôr, você fecha as cortinas para manter o aquecimento dentro da unidade por mais tempo. É legal também dar preferência a tecidos mais grossos que retém mais a temperatura”, explica Bruna Dalcin, educadora financeira autônoma e dona do canal no Youtube Comprando Meu Apê .

2. Feche as portas e bloqueie o ar frio

Publicidade

“Uma dica bem simples, mas que muita gente acaba esquecendo, é fechar a porta de todos os cômodos, principalmente dos banheiros, que geralmente são ambientes mais gelados, o que acaba deixando o vento passar para os ambientes quentes. É melhor fechar todas as portas, até mesmo dos quartos, para impedir que o ar gelado circule pela casa”, afirma Bruna.

3. Utilize tapetes

“Outra dica essencial é proteger o piso. Se você tiver piso frio, com certeza tem que usar tapetes nessa época do ano. Um tapete peludinho, com a fibra mais grossa, é melhor para reter a temperatura. O assoalho fresco é responsável por perder até 10% do calor da residência”, comenta.

4. Aqueça a cama antes de deitar

Publicidade

“Ninguém merece deitar na cama com aquele lençol gelado, principalmente depois de sair do banho quente. Para quem não tem um cobertor elétrico, uma boa dica é utilizar o secador de cabelo, no modo quente, embaixo do edredom. Até mesmo o ferro de passar roupa ajuda, basta você passar o lençol antes de deitar”, recomenda. Bolsas térmicas aquecidas sob os cobertores também ajudam na hora de dormir.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Vender imóvel para construtora é um bom negócio?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Mais de 122 mil imóveis foram vendidos em 2022

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Casas de madeira pré-fabricadas são mais sustentáveis?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Setor imobiliário: Fórum de incorporadoras promovem debates sobre perspectivas para 2022

4 minutos de leitura