Notícias

O sonho da geração Z é morar sozinha

Estudo do DataZAP+ destaca a importância da segurança na escolha do imóvel

Por:Breno Damascena 20/05/2023 2 minutos de leitura
geracao-z-morar-sozinho
Mesmo com consolidação do trabalho remoto, pesquisa indica que muitas pessoas querem morar perto do trabalho/ Crédito: Getty Images

Publicidade

A principal motivação de jovens da Geração Z que estão procurando um imóvel para comprar é a chance de morar sozinhos. De acordo com um estudo realizado pelo DataZAP+, essa busca pela independência fica a frente de tópicos como casamento e morar com um parceiro, as características do imóvel, deixar de pagar aluguel e a possibilidade de morar perto do trabalho. 

As motivações dos potenciais compradores para buscas imóveis/ Fonte: Report | Geração Z / DataZAP+

Já entre as pessoas da Geração Z que estão buscando um imóvel para alugar, a principal motivação é morar perto do trabalho (40%). “Por mais que o home office seja um fator relevante atualmente, ainda existem muitos ganhos de estar perto do escritório”, afirma a economista do DataZap+, Larissa Gonçalves. 

Uma das vantagens é a possibilidade de fazer conexões. “São pessoas no início da carreira profissional e o networking pode ser fundamental nessa jornada”, diz Larissa. 

As motivações dos potenciais locatários para buscas imóveis/ Fonte: Report | Geração Z / DataZAP+

A sociabilidade, aliás, também é determinante nas características do imóvel que a geração procura – seja ele comprado ou alugado. Churrasqueira (36%), academia (34%), piscina externa (31%) e salão de festas (25%) são os itens de lazer preferidos entre os compradores. Enquanto isso, academia (34%), piscina externa (28%), churrasqueira (23%) e salão de festas (17%) são os itens mais procurados pelos locatários.  

Publicidade

Itens de lazer que influenciam positivamente na decisão de compra ou locação/ Fonte: Report | Geração Z / DataZAP+

Segurança é determinante

Da mesma forma que é observado em outras faixas etárias, a Geração Z também é muito preocupada com a segurança do imóvel. Este é considerado o aspecto mais relevante na decisão de compra (93%) ou locação (95%) deste grupo. O item é seguido pela Oferta de Ônibus, a Proximidade de Comércios e a Proximidade do Local de Trabalho. 

Aspectos relevantes na decisão de compra e locação/ Fonte: Report | Geração Z / DataZAP+

Além disso, tanto compradores (42%) quanto locatários (62%) priorizam a escolha de um apartamento padrão. Em segundo lugar no ranking aparecem as casas de rua (fora de condomínio). E os imóveis com tamanho entre 46m² e 60m² são os mais demandados pelo público locatário da geração Z, segundo Larissa, por apresentarem valores mais acessíveis.  

Larissa Gonçalves, Economista do DataZap+, chama atenção para o fato de que a maioria dos respondentes da pesquisa sobre a Geração Z prefere ser contactada por Whatsapp e em até 24 horas para falar sobre o imóvel/ Divulgação Conecta Imobi/BS Fotografias

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Sonho da casa própria fica mais perto com programas habitacionais

2 minutos de leitura
Imagem destacada

A polêmica sobre as câmeras de reconhecimento facial

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Como declarar imóveis comprados em outros países no Imposto de Renda?

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Fundos Imobiliários: 58% tiveram retorno positivo em setembro; veja os melhores

0 minutos de leitura