Notícias

IPCA menor em 2022 pode reduzir teto de gastos para 2023, diz Boueri

O Ministério da Economia revisou de 7,20% para 6,30% a projeção para o IPCA em 2022

Por: E-Investidor 19/09/2022 1 minuto de leitura
moeda-ipca-valor
De acordo com a nova grade de parâmetros macroeconômicos da pasta, a estimativa para a alta do indicador neste ano passou de 7,41% para 6,54%. Para 2023, a projeção continuou em 4,86%/ Crédito: Getty Images

Publicidade

O chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia, Rogério Boueri, afirmou que a queda na projeção para a IPCA de 2022 pode reduzir o teto de gastos para 2023. Entretanto, ele declarou que a decisão de incorporar a projeção ao orçamento do próximo ano depende do relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

O Ministério da Economia revisou de 7,20% para 6,30% a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2022. Para 2023, no entanto, a projeção seguiu em 4,50%, bem abaixo da projeção do mercado.

A Pasta também atualizou a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – utilizado para a correção do salário mínimo. De acordo com a nova grade de parâmetros macroeconômicos da pasta, a estimativa para a alta do indicador neste ano passou de 7,41% para 6,54%. Para 2023, a projeção continuou em 4,86%.

Segundo Boueri, a Secretaria de Política Econômica não atualizou os cálculos para estimar o teto de gastos e o salário mínimo de 2023. Ele declarou que esses dados não fazem parte do Boletim MacroFiscal, divulgado nesta quinta-feira.

Publicidade

“Não fizemos novos cálculos para teto e salário mínimo de 2023. Obviamente, quando inflação é maior, o reajuste do salário mínimo tende a ser maior”, disse.

Este texto foi publicado antes em:
https://einvestidor.estadao.com.br/noticia/inflacao-brasil-reduz-teto-de-gastos/

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como escolher terreno para construir sem ter riscos ambientais; veja dicas

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Top Imobiliário 2021: Tenda aposta em inovação para ganhar mercado

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Incorporadoras investem em experiências imersivas para impulsionar vendas

2 minutos de leitura
Imagem destacada

'Nova política fez financiamento no Nordeste crescer 20% no 1º semestre', diz secretário

6 minutos de leitura