Estas são as 10 cidades mais sustentáveis do mundo; Veja posição do Brasil na lista
Estudo analisou 183 cidades ao redor do mundo e Europa domina ranking

Publicidade
Com a escalada da crise climática, debates sobre sustentabilidade estão se tornando cada vez mais constantes. Diante de tantos desafios e obstáculos, existem exemplos a serem seguidos. Pelo terceiro ano consecutivo, Londres, Nova York e Paris aparecem no topo do ranking de cidades mais sustentáveis do mundo.
Um relatório desenvolvido pela IESE Business School analisou 183 cidades em 95 países ao redor do globo a partir de nove indicadores principais: capital humano, coesão social, economia, governança, meio ambiente, mobilidade e transporte, planejamento urbano, projeção internacional e tecnologia.
Em cada um destes indicadores são analisados diversos fatores. Em mobilidade, por exemplo, considera-se o número de linhas de metrô, a eficiência das estradas e a quantidade de bicicletas compartilhadas. Já em meio ambiente, analisa-se as emissões de carbono, o tamanho de área verde por habitante e o uso de energia renovável.
A proposta do estudo é medir o desenvolvimento sustentável e a competitividade das regiões, assim como a qualidade de vida de seus moradores.
Publicidade
No recorte de 100 cidades mais sustentáveis do mundo, 49 estão na Europa. Países como Alemanha (9), Reino Unido (9), França (7), e Espanha (5) têm grande representatividade. Os Estados Unidos têm 22 cidades no top 100.
+ Crise climática obriga construtoras a adaptar canteiros de obras
Centros financeiros, como Tóquio e Singapura, também ocupam posições de destaque. A China tem quatro cidades representantes no top 100 e o Japão emplacou três cidades, indicando a força econômica da Ásia.
Por outro lado, apenas uma cidade da América Latina está neste recorte. A presença solitária de Santiago, capital do Chile, na 89º posição indica o tamanho do espaço para crescimento em inovação e infraestrutura na região.
Publicidade
Entre as cidades brasileiras, a mais bem posicionada é São Paulo, que aparece apenas em 127º no ranking global. A capital paulista está à frente de Catar e Riyadh, capital da Arábia Saudita, mas fica atrás de regiões como Buenos Aires e Cidade do México. Apenas seis cidades brasileiras foram analisadas pelo estudo da IESE. Confira as mais bem classificadas:
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis