Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Minha Casa Minha Vida & Programas Habitacionais / Dicas para escolher a melhor planta de kitnet dos programas habitacionais

Dicas para escolher a melhor planta de kitnet dos programas habitacionais

Tipologia oferece quarto, sala, cozinha e banheiro – com alguma possibilidade de integração entre os ambientes


Da Redação

19/03/2021 - 2 minutos de leitura


Importante considere quais áreas seriam importantes para o seu estilo de vida futuro também, para que o imóvel atenda suas necessidades durante anos/ Foto: Envato Elements
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Os programas habitacionais possuem vários tipos de plantas que contemplam perfis de diversos tipos: solteiros em busca do primeiro imóvel, recém-casados, casal com o primeiro filho e outros. Para casais e pessoas que desejam sair da casa dos pais, a planta de kitnet é a solução mais procurada, pois é compacta e preserva a funcionalidade e aconchego do lar. Mas nem toda planta pequena é igual. Por isso, é fundamental observar as opções disponíveis no mercado imobiliário e definir qual versão melhor se adequa à sua rotina de vida.


A melhor planta de kitnet para você não necessariamente é a mesma para outra pessoa. O que vai influenciar é o seu estilo de vida e suas necessidades cotidianas. Mas, é claro que existem algumas características em comum que todo adquirente deve levar em consideração, pois elas influenciarão diretamente na efetividade do patrimônio.

Confira as áreas comuns que o local oferece

As áreas comuns são consideradas uma expansão da kitnet, então, além de avaliar a planta da unidade em si, é fundamental analisar quais áreas comuns o condomínio disponibiliza e se elas atendem suas expectativas. É possível ter lavanderia, bicicletário, churrasqueira, academia, salão de festas, cinema, espaço gourmet, dentre outros ambientes de uso coletivo.

Quando se faz um investimento como este, é preciso pensar nos seus objetivos a médio e longo prazo, então, considere quais áreas seriam importantes para o seu estilo de vida futuro também, para que o imóvel atenda suas necessidades durante anos. Como casal recém-casado, por exemplo, é preciso considerar o aumento da família. Dispor de uma brinquedoteca e um parquinho, portanto, pode ser importante.

Disposição dos ambientes

Ao ter acesso à planta da kitnet, procure observar se as áreas molhadas (cozinha e banheiro) estão dispostas em locais de boa ventilação. Quanto à sala e aos quartos, veja se são atendidos pela iluminação natural, pois esse fator é crucial para transmitir a sensação de bem-estar, com luminosidade e ventilação adequadas. Além disso, considere seu estilo. Algumas pessoas, por exemplo, não gostam de banheiro muito próximo à cozinha ou de a cozinha ser o primeiro cômodo visível ao adentrar o imóvel.

Observe o tamanho da kitnet

Assim como há diversas disposições de cômodos e mudanças nas áreas comuns, o tamanho da tipologia também pode variar. É possível encontrar plantas de 20 a 40 m² no mercado imobiliário. Além de considerar a metragem total, você deve lembrar que a melhor planta é aquela que distribui essa metragem de forma efetiva de acordo com as suas necessidades.

Se pretende cozinhar bastante, a cozinha precisa ter um espaço mais amplo. Se gosta de receber visitas, então é importante que a metragem da kitnet valorize esse espaço. Em tempos de home office, considerar uma unidade com um espaço para montar um escritório talvez seja uma excelente alternativa.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas