Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Guia de Bairros / São Paulo / Sapopemba / Sapopemba: a protagonista da zona leste

Sapopemba: a protagonista da zona leste

O bairro tem a presença forte de imigrantes portugueses e italianos e abriga a avenida Sapopemba, a maior de São Paulo

  • (3.0)

Da redação

02/04/2019 - 3 minutos de leitura


Parque da Integração Zilda Arns no bairro de Sapopemba
O Parque da Integração Zilda Arns é local de lazer para os moradores do bairro de Sapopemba. Crédito: Paola Carmello

O bairro de Sapopemba fica localizado na zona leste da capital paulista. Em 1985, foi desmembrado da Vila Prudente e se tornou um distrito. O nome era inicialmente Monte Rosso, dado por imigrantes italianos devido à terra vermelha que servia para a fabricação de tijolos e telhas. O nome Sapopemba é por causa de uma espécie de árvore comum na Amazônia que também estava presente na região.

Leia mais:
Melhores bairros em São Paulo para quem tem crianças
5 bairros nobres de São Paulo
Tucuruvi: tranquilidade e comodidade em um único lugar

O distrito dá acesso à Avenida Sapopemba, considerada a maior de São Paulo, com 45 quilômetros de extensão. Ela começa na Avenida Salim Farah Maluf, no distrito da Água Rasa, e termina no Largo de Santa Luzia, próximo ao centro de Ribeirão Pires, no ABC Paulista.

O bairro tem a presença forte de imigrantes portugueses e italianos. Um fato histórico e importante foi a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal em 1931. Durante todos os fins de semana de maio é realizada a tradicional Festa de Nossa Senhora de Fátima na Paróquia que leva o nome da santa e de São Roque.

Preço

O valor do metro quadrado (m²) de um imóvel usado em Sapopemba custa em média R$ 3.100, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP).

Mobilidade

O bairro dispõe do Terminal Sapopemba (Av. Arquiteto Vilanova Artigas), que oferece 17 linhas de ônibus para dentro da própria região e faz conexões com o terminal Pq. Dom Pedro II, Metrô Carrão, Metrô Belém e para o Terminal Sacomã. Para conferir que linhas são atendidas no terminal é só entrar no site da SPtrans. O distrito vai receber uma estação de monotrilho de metrô na Linha Prata, prevista para ser entregue em 2019.

Educação

A região oferece muitas opções de escolas públicas, como: Escola Estadual Sapopemba, Escola Técnica Estadual de Sapopemba, Escola Estadual Jandyra Vieira Cunha Barra, Centro de Educação Unificado Sapopemba, Centro de Educação Infantil Indir Jardim Sapopemba III, Centro Integrado de Jovens e Adultos Sapopemba, Escola Municipal de Educação Infantil Vicente de Carvalho, Escola Estadual Professor Miguel Romano e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Olival Costa. O bairro também conta com algumas instituições particulares de ensino, como o Colégio Aprisco, Colégio Giramundo, Colégio Cristão, Colégio Lions e o Colégio Galileu Galilei.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Saúde

Na área da saúde, o distrito conta com o Hospital Dr. Benedicto Montenegro, Hospital Estadual de Sapopemba, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Adulto Sapopemba, CAPS Infanto Juvenil, Ambulatório Especializado Sapopemba, AMA/UBS Integrada Jardim Elba, Sapopemba e a Unidade Básica de Saúde Jardim Sapopemba.

Lazer

O Parque da Integração Zilda Arns (rua Manoel Quirino de Matos, 185, Vila Ema) é uma opção de lazer na região. Ele conta com uma ciclovia, pista para pedestres, bicicletários, sanitários, quadras poliesportivas, campos de futebol e pista de skate.

O parque está instalado sobre as tubulações aterradas da adutora Rio Claro, da Sabesp, que abastece 1,4 milhão de pessoas e tem 77 quilômetros de extensão. O parque linear tem 7,5 quilômetros de extensão, sendo totalmente aberto, sem grades.

A Praça Torquato Plaza (av. Sapopemba, Jardim Grimaldi), conhecida como Largo da Grimaldi, é um ponto de comércio muito frequentado por skatistas da região e pelos próprios moradores.

O Aricanduva, maior shopping center da América Latina, fica ao lado do bairro de Sapopemba. O complexo possui mais de 500 lojas e tem mais de 400 mil metros quadrados de área construída.

A Escola de Samba Combinados de Sapopemba é uma das principais atrações da região. Foi fundada em 1984 e desfila pelo grupo de acesso no Carnaval de São Paulo. Os ensaios acontecem na quadra da escola.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas