Quando se fala na Freguesia, logo se pensa no Largo da Matriz, inaugurado em 1901, após incêndio na antiga matriz. Atualmente, a praça é cercada por bares e restaurantes premiados, como o tradicional Frangó, que oferece uma das melhores coxinhas da capital paulista, e a Pizzaria Bruno, fundada em 1939 e uma das primeiras pizzarias da cidade, além do Empório Nordestino.

Preços

O valor do metro quadrado médio na Freguesia do Ó é de R$ 3.100, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), realizada em novembro e dezembro de 2018.

Mobilidade

Ainda não tem estações de metrô ou de trem na Freguesia. Há uma estação com o nome do bairro em construção pela linha 6-Laranja. O melhor jeito de chegar à região é por meio de ônibus ou pelas estações vizinhas: Lapa e Piqueri (linha 7-Rubi).

Educação

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
A região é atendida tanto pela rede pública quanto pela rede privada. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Elias de Siqueira Cavalcanti, a Escola Estadual Padre Manoel da Nóbrega, a E.E. Prof. Antônio Emílio Souza Penna e o Centro de Educação Infantil Adoniran Barbosa são exemplos de instituições públicas no bairro. Já as particulares são: Colégio BAL – Branca Alves de Lima, Colégio Inovação, Colégio Gênese, Colégio Beka, Colégio Stella Rodrigues, entre outros.

Saúde

A Freguesia é atendida pelo Pronto-Socorro Municipal 21 de Junho, o Ambulatório de Especialidades Freguesia do Ó, o Hospital Dia da Rede Hora Certa e a Unidade Básica de Saúde Vila Ramos.

Lazer

O Largo da Matriz Velha, onde ficava a antiga igreja que foi destruída em um incêndio, é ponto de encontro de vizinhos, amigos e familiares. Já no Largo da Matriz Nova é onde as tradicionais festas religiosas são realizadas todos os anos, como a Festa do Divino, que acontece 50 dias após a Páscoa; a Festa do Assentamento da Cruz, em maio; além da Feira das Nações, que traz a cultura de diversas partes do mundo por meio de apresentações artísticas e da gastronomia. Fica no Largo também a Casa de Cultura Salvador Ligabue, que é palco de shows e exposições.

Pra quem gosta de praticar exercícios ou curtir a natureza, na Praça do Cruzeiro dá para caminhar ou correr, além de andar de skate, brincar no playground e jogar dominó junto com os moradores da terceira idade, que frequentam o lugar durante o dia. Tem também o Clube da Comunidade Clipper, ou CDC Curtiball, que oferece atividades esportivas e recreativas, com quadra poliesportiva, campo de futebol, aulas de judô, muay thai, boxe, capoeira, entre outras.  

O bairro também abriga uma das mais tradicionais e antigas escolas de samba de São Paulo: a Rosas de Ouro. Na gastronomia, restaurantes temáticos ganham destaque, como a hamburgueria Casa dos Bruxos, com decoração dos cenários de Harry Potter. Outro destaque é o Meo Pub & Beer Store, cujo espaço lembra uma estação de metrô, com imagens grafitadas nas paredes e itens do cardápio nomeados com gírias como “zica” e “firmeza”. O catálogo, com mais de 50 rótulos de cerveja, também chama a atenção.