Arquitetura Sustentável

4 dicas para fazer uma horta vertical no seu apartamento

Um pequeno espaço de área verde permite cultivar suas próprias verduras e hortaliças

Por: Da Redação 20/08/2020 2 minutos de leitura
Com algumas técnicas e cuidados, é possível manter sua própria plantação e consumir alimentos orgânicos e mais frescos/ Foto: Getty Images

Publicidade

Quem mora em apartamento tem que lidar muitas vezes com espaço limitado e pouca ou nenhuma área aberta. Pesadelo para os amantes de jardinagem ou que querem cultivar e colher seus próprios legumes, verduras e hortaliças.

A boa notícia é que existem formas de cultivar um jardim em apartamento sem precisar de amplidão para isso. É o caso das hortas verticais, que dispensa canteiros de terra para plantação.

Como seu próprio nome diz, estas áreas de cultivo são estruturas feitas de paletes, madeira ou outros materiais em que pequenos vasos podem ser pendurados e ficam suspensos, otimizando o espaço.

Com algumas técnicas, é possível manter sua própria plantação e consumir alimentos orgânicos e mais frescos. Esses cuidados vão além da montagem do jardim e devem ser diários. Confira quatro principais:

Publicidade

Cuide bem do solo

Diferente de um jardim ou plantação maior, as plantas são cultivadas em vasos pequenos na horta vertical. Com isso, absorvem poucos nutrientes.

Para compensar essa escassez e garantir que seja produtivo, adube o solo. A dica é investir em adubos orgânicos, como húmus de minhoca, esterco curtido e terra vegetal, em substituição aos fertilizantes industrializados.

Não se esqueça de regar as plantas

Para manter uma plantação reta, é necessário regar as plantas com frequência ou na quantidade em que cada espécie necessita. Ainda por causa do espaço de solo reduzido, as espécies cultivadas assim costumam ter raízes mais rasas e isso atrapalha na retenção de água.

Apesar da quantidade de rega variar de acordo com a espécie de planta cultivada, a regra geral é manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. Para isso, o ideal é regar pelo menos uma vez nos dias úmidos e de duas a três vezes nos períodos mais quentes.

Publicidade

Cultive os vegetais certos

Nem todas as plantas conseguem se adaptar bem às condições da horta vertical. Para seu projeto dar certo, invista nos vegetais que conseguem viver em espaço reduzido. Vegetações que sobrevivem a diferentes climas e estações do ano são alternativas para começar.

Entre os temperos, os mais indicados são: cebolinha, funcho, orégano, manjericão, hortelã, salsa, alho-poró. Já folhas, alface, couve e rúcula não precisam de muito sol para serem cultivadas e, por isso, costumam se adaptar bem às áreas em ambientes internos. Entre as hortaliças, a dica é investir em cebola e alho, que costumam se adaptar em vasos pequenos e espaços com pouco sol.

Esses foram apenas alguns exemplos, mas existem outros vegetais que costumam vingar nestes locais. Procure aqueles com as mesmas características dos mencionados: que cresçam em espaço reduzido e com pouca luminosidade.

Encontre um ponto com luz suficiente

Mesmo que as plantas escolhidas sejam mais fáceis de cultivar com baixa luminosidade, ainda precisarão de sol para crescerem. Por isso, é importante utilizar aquele espaço do seu apartamento que seja mais iluminado para instalar sua horta vertical. O local precisa receber pelo menos duas horas de sol direto por dia. Além disso, deve ser bem arejado.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Casa Verde e Amarela: quase 300 mil unidades foram vendidas até outubro

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Crédito imobiliário tem queda de 14,2%

1 minuto de leitura
Imagem destacada

SAC e Price: qual a melhor opção para financiar pelo Minha Casa Minha Vida?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

6 razões para alugar em Pinheiros da próxima vez que se mudar

3 minutos de leitura