Decoração, reforma e construção

5 dicas essenciais para decorar sua casa com a Begônia Maculata

Para manter a planta saudável, é necessário prestar atenção a detalhes

Por: Redação, Estadão Imóveis 03/10/2024 2 minutos de leitura
begonia maculata
A planta ajuda a criar contrastes em ambientes minimalistas e aconchegantes/ Crédito: juliadresch/AdobeStock

Publicidade

A chegada da primavera é um grande incentivo para quem deseja renovar a decoração de casa com plantas e flores. Entre as infinitas opções, a Begônia Maculata se destaca pela sua beleza, o visual exótico e a facilidade de cultivo em casa. 

Seja em grandes quintais ou ambientes internos, as folhas marcantes e os tons vibrantes da planta podem transformar qualquer cenário e trazer uma nova personalidade ao local.

+ 5 melhores plantas para decorar sua casa na primavera

No entanto, a Begônia Maculata é sensível e, para permanecer bela, ela precisa de cuidados. Por isso, é fundamental conhecer bem suas características e tomar algumas precauções. Entenda como decorar sua casa com a Begônia e saiba como manter a planta saudável: 

Publicidade

  1. Criar contraste em ambientes minimalistas

O verde vibrante cortado pelas manchas coloridas da Begônia Maculata conquista o coração de decoradores amadores e profissionais. As cores contrastantes se encaixam em diversos ambientes, incluindo espaços neutros ou minimalistas

Ela consegue se destacar em mesas, cômodos com pintura clara, prateleiras monocromáticas ou ao lado de janelas com a luz filtrada. 

  1. Busque a luz indireta

 A arquiteta e decoradora Rose Chaves recomenda posicioná-las em locais onde recebam luz indireta, como pendurada perto de janelas ou em suportes em prateleiras altas. “Essa luz é essencial para que a planta prospere sem que suas folhas delicadas sejam danificadas pelo sol”, explica. 

Incidência de luz solar deve ser indireta e planta deve ser armazenada em locais com meia-sombra/ Crédito: Ольга Симонова/AdobeStock

Já para a paisagista Mônica Costa, o melhor caminho é manter a prudência no contato com a luz. “A maioria aprecia adora lugares de meia-sombra. Por ser uma planta tropical, não gosta de temperaturas frias, o ideal é que ela se mantenha em ambientes com temperatura entre 20ºC e 28ºC”, aponta.

Publicidade

  1. Prefira vasos de cerâmica ou porcelana

Para combinar o visual da Begônia Maculata com a sua casa e trazer um ar mais elegante, escolha um vaso de cerâmica ou de porcelana em cores neutras. Se o objetivo é alcançar uma decoração mais descontraída e rústica, a dica é optar por um vaso de materiais naturais, como madeira ou palha. 

Escolha do vaso deve estar de acordo com decoração do apartamento/ Crédito: Юлия Киселева/AdobeStock

A recomendação para ambos os casos é que o vaso seja escolhido de acordo com a decoração do restante do ambiente. 

  1. Água com moderação

A Begônia requer a manutenção de equilíbrio certo entre luz, umidade e ventilação para que se mantenha saudável e bonita. A água em excesso, por exemplo, pode ser um risco à espécie. 

+ 30 anos de ‘Friends’: ideias para presentear fãs da série que atravessa gerações

Publicidade

“Vale molhar com frequência depois do plantio, até a planta se estabilizar. Passado este período, convém espaçar mais o tempo entre as regas, especialmente no inverno, deixando o solo meio seco”, orienta Costa. “Jamais molhe as folhas, sempre a terra e o solo”, complementa. 

  1. Ventilação e bem-estar

A ventilação é outro ponto de atenção neste cuidado com as Begônias Maculadas. O ideal é manter a planta em locais com boa circulação de ar, mas longe de correntes muito fortes, que poderiam desidratar as folhas.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Artigos de decoração estão mais acessíveis e perecíveis, observa Presidente da ABCasa

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Posso vender ou alugar uma casa financiada pelo Minha Casa Minha Vida?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Preço de imóveis continua em alta no mês de fevereiro

2 minutos de leitura
Imagem destacada

IPTU mais caro em bairro periférico tem primeiro aval na Câmara de SP

2 minutos de leitura