Dia do corretor de imóveis: profissionais dão dicas para quem quer dar primeiros passos na carreira
Especialização, posicionamento e conhecimento são pontos-chave para os iniciantes
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Neste domingo (27) é comemorado o Dia do Corretor de Imóveis. Recentemente as redes sociais, plataformas de marketplace e as transformações do mercado imobiliário fomentaram mudanças na atuação desses profissionais. Enquanto novas ferramentas potencializam o alcance e a segmentação do público, surgem também obstáculos, como a alta concorrência e a digitalização do setor. Nesse cenário, para os especialistas, o caminho para se manter relevante é a especialização.
“O papel do corretor de imóveis vai além de mostrar uma casa e concretizar uma venda ou locação. Esses profissionais se transformaram em consultores que precisam se manter atualizados e oferecer uma experiência diferenciada para conquistar os clientes”, afirma Marcelo Dadian, VP de Novos Negócios e Incorporadoras da OLX Brasil.
De acordo com Dadian, com tantos imóveis no mercado, quanto mais conhecimento o corretor tiver sobre determinado segmento, maiores as chances de fechar um negócio. A corretora de imóveis Nilza Silva, especializada no Minha Casa, Minha Vida com atuação em Aracaju (SE) confirma. Segundo ela, compreender as diretrizes e particularidades do projeto de habitação contribui para realizar um serviço melhor.
“Leio revistas especializadas, boletins informativos das entidades do setor e informações de fontes oficiais, como Ministério das Cidades, Banco Central e Caixa Econômica Federal. Além disso, participo regularmente de cursos, workshops, debates e eventos”, afirma a profissional.
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Posicione-se como especialista
Para se destacar, Nilza passou a produzir conteúdos sobre o mercado imobiliário para redes sociais, blogs e vídeos, além de investir em outras ferramentas digitais. Ao lado da colega de profissão, Lanúsia Matos, ela criou um podcast para abordar o setor imobiliário de Sergipe.
“Acumulo uma experiência de 12 anos na área e fui espectadora da transição do marketing tradicional para o digital. Um exemplo foi observado durante a pandemia, quando a transformação digital acelerou consideravelmente os processos de venda e assinatura de contratos”, diz.
Conheça o imóvel que você vai vender
Nem sempre é fácil compreender e entregar o que os compradores buscam na hora de adquirir um imóvel. No mercado de luxo, essas exigências são ainda maiores. Por isso, é necessário que o profissional possua conhecimentos específicos. É isso que explica o corretor Guilherme Nogueira, especializado no mercado de alto padrão. “É preciso entender de acabamento, construção e arquitetura, além de conhecer não só os produtos da própria imobiliária, mas de todo o mercado”, afirma.
Segundo Nogueira, o consumidor de alto padrão espera uma consultoria, com informações que não encontraria em uma busca na internet. “Recomendo que o corretor não deixe para conhecer o imóvel junto com o cliente. Chegue antes, se programe. E seja estratégico na escolha do imóvel, porque ao mesmo tempo que ele fala com você, há outros dez profissionais de olho no seu cliente.”
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Acompanhe todo o processo
Tradicionalmente, comprar um imóvel pode significar a maior transação financeira que uma pessoa fará na vida. É necessário, portanto, que o corretor atue com empatia e saiba lidar com as preocupações dos seus compradores. “Além de escuta ativa, é fundamental oferecer suporte personalizado e acompanhar o processo”, diz Valdomiro Júnior, corretor especializado em locação de imóveis. “Procuro responder todos os questionamentos com empatia, oferecendo soluções viáveis, fornecendo informações detalhadas, transparentes e destacando os benefícios do imóvel”, explica.
O corretor ainda aposta em ações que surpreendem positivamente os clientes, como personalizar ofertas, entregar o imóvel limpo, e até atuar como um concierge para tornar o processo de mudança do cliente mais agradável e leve.
Outras dicas
Especialização, posicionamento, conhecimento e empatia são requisitos fundamentais para corretores de imóveis novos e antigos, mas, além destes, existem outras estratégias para quem deseja se firmar no setor. Nilza Silva, Valdomiro Júnior e especialistas do ZAP+, braço imobiliário da OLX Brasil, compilaram algumas dicas para quem quer se especializar na profissão:
- Invista em capacitação por meio de cursos e programas oferecidos por entidades do setor;
- Acompanhe as mudanças nas redes sociais e tendências tecnológicas;
- Estabeleça metas claras. “Desenvolver um planejamento sólido contribuirá para manter o foco e a motivação nos momentos desafiadores”, afirma Nilza;
- Monitore seus resultados para entender o que está dando certo e errado para saber o que otimizar e corrigir;
- Não subestime o valor do networking “Tecer laços sólidos com colegas, clientes e parceiros pode desvendar oportunidades inesperadas”, diz Valdomiro.
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