Casa Verde

Casa Verde: bairro das tradicionais escolas de samba da zona norte

Região oferece opções de saúde pública, educação e lazer

Por:  Da redação 02/04/2019 3 minutos de leitura
O preço médio do metro quadrado de um imóvel usado na Casa Verde é R$ 3.100. Crédito: Helvio Romero

Publicidade

O que já foi uma propriedade do rico militar paulista José Arouche de Toledo Rendon, hoje é um dos bairros mais tradicionais da zona norte de São Paulo. Há muita dúvida sobre o que resultou no nome do bairro, que fica às margens do Rio Tietê. Mas a teoria mais conhecida é que o nome deriva do apelido que as sete irmãs de Rendon receberam: as “moças da casa verde”.  

A cultura e história do bairro podem ser representadas pelo Sítio Morrinhos (Rua Santo Anselmo, 102), uma construção do século XVIII com uma arquitetura bandeirista que hoje é sede do Centro de Arqueologia de São Paulo.

Preços

Para quem deseja investir em um imóvel na Casa Verde, o valor é em média R$ 3.100 o m² de um imóvel usado, segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP).

Publicidade

Mobilidade

A estação de trem ou metrô mais próxima do bairro é a Barra Funda, mas o melhor jeito de chegar na região é por meio das linhas de ônibus que circulam pelo distrito ou de carro, pela Marginal Tietê e Avenida Braz Leme.

Educação

O morador do bairro da zona norte pode contar com algumas instituições públicas, como a Escola Estadual Colombo de Almeida, a E.E. Padre Manoel de Nóbrega, o Centro de Educação Infantil Diret Casa Verde – Walter Abrahão, Escola Municipal Casa Verde, Escola Municipal de Educação Fundamental Angelina Maffei Vita e a Escola Técnica Albert Einstein. Há também as instituições privadas: Colégio Augusto Ramos, Colégio Novo Tempo, Colégio Nossa Senhora das Dores, Colégio Liceu Carvalho Pinto, entre outros.

Publicidade

Saúde

A saúde pública da região conta com o Hospital Municipal e Maternidade Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, que fica na Vila Nova Cachoeirinha, bairro próximo. Tem também a Unidade Básica de Saúde Casa Verde, UBS Casa Verde Alta, UBS Dr. Walter Elias, Centro Psicossocial Casa Verde, além da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Parque Peruche e a AMA/UBS Integrada Massagista Mário Américo. E pela rede particular, o Hospital Casa Verde.

Lazer

A vida de quem mora na região sempre acaba esbarrando no bairro do Limão. Por serem bem próximos, alguns locais de lazer e diversão são compartilhados pelos moradores dos dois locais. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641) é um dos principais espaços. As atividades culturais incluem apresentações, oficinas de teatros, shows, circo, dança, cinema, debates, saraus, horta comunitária e cursos de produção audiovisual.

Publicidade

O Centro de Tradições Nordestinas (Rua Jacofer, 615) é um pedaço do Nordeste na cidade, com shows, restaurantes com comidas típicas, parque de diversões e lojas de artesanato. Outro local de festa no bairro é a praça do Centenário, que serve como palco para as comemorações de aniversário do distrito, além de ter um parquinho para as crianças.

O distrito também é berço de tradicionais escolas de samba, como a Império de Casa Verde, a Mocidade Alegre, Morro da Casa Verde e Unidos do Peruche.

Gastronomia

A padaria Nova Baruel (Avenida Baruel, 400), tem pratos rápidos, pizzas, bolos e salgados. A lanchonete Pastel da Maria (Rua Valdemar Martins, 204), que já recebeu o prêmio de maior pastel da cidade em 2009, tem uma loja fixa no bairro.

Publicidade

O Churrasquinho Mu (Avenida Eng. Caetano Álvares, 3090) serve espetinhos variados, porções, chopps e cervejas. Já o tradicional Bar do Plínio (Rua Bernadino Fanganiello, 458) tem um cardápio com peixes, petiscos e chopes.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Além do Museu do Ipiranga: distrito na zona sul de SP passa por transformação

12 minutos de leitura
Imagem destacada

Há uma ‘bolha’ por trás da explosão de ofertas de studios em SP? Construtoras dizem que não

9 minutos de leitura
Imagem destacada

“Brasileiros não têm tanta expressão no mercado imobiliário de Portugal”, afirma Paulo Caiado

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Em Londres e Nova York, aluguel de prédios corporativos subiu mesmo com pandemia

1 minuto de leitura