Para que pessoas com movimentos limitados se sintam bem acolhidos em um espaço, é importante que algumas adaptações e mudanças sejam realizadas na estrutura e na decoração para proporcionar conforto, praticidade e, principalmente, autonomia.
“Pessoas com mobilidade reduzida geralmente utilizam equipamentos de auxílio para locomoção, como bengalas, muletas e andadores, além de cadeiras de rodas. É importante que existam barras de apoio em pontos estratégicos como banheiro, chuveiro e pia, pois facilitam a utilização com conforto e segurança”, aponta Fabrício Pimenta sócio da Pimenta Associados.
Barras, rampas e revestimentos
As barras devem ser inteiramente de aço inox, incluindo suportes e parafusos de fixação sextavados. Elas devem atender à Norma 9050 da ABNT – que estabelece dimensões e resistência apropriadas – e ainda às normas NBR 10283 e NBR 11003, que se referem à resistência à corrosão. Do contrário, o risco de oxidação e de acidente é certo. Elas também devem ter empunhadura correta para evitar que o usuário prenda o braço entre a alça e a parede, causando fratura.