Notícias

Resolução do Cofeci facilita regularização da inscrição de corretores

Medida oficializa critérios para isenção de débitos, recuperação de créditos, parcelamento e concessão de descontos

Por: Da Redação 23/04/2020 4 minutos de leitura
Veja também uma lista de cinco aplicativos que podem ajudar no cotidiano do profissional de corretagem/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Projeção da GO Associados a pedido da Revista Exame mostra que, no auge da crise, em maio, o desemprego pode chegar a 15,5%. Isso significa 16,5 milhões de desempregados, quase cinco milhões a mais do que atualmente. Para facilitar o retorno ao mercado de trabalho de Corretores de Imóveis e Imobiliárias inadimplentes, o Sistema Cofeci-Creci publicou no dia 31 de março a RESOLUÇÃO Nº 1.434.

Esta medida “Ad referendum” estabelece procedimentos, requisitos e condições para realização de transação extraordinária na cobrança da dívida ativa dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis. “Consideramos que a crise econômico-financeira decorrente dos efeitos do Covid-19, de fato, dificulta o pagamento de débitos pelos inscritos no Sistema Cofeci-Creci, prejudicando o regular exercício da atividade profissional ou imobiliária”, explica João Teodoro, presidente do Cofeci.

Há muitos Corretores de imóveis, pessoas físicas e jurídicas, inadimplentes com anuidades e multas junto a seus respectivos Crecis, lançadas ou não em dívida ativa. Com esta Resolução o Cofeci apresenta uma alternativa que permite aos inscritos a regularização das suas inscrições para que possam exercer normalmente suas atividades.

A Resolução nº 1.434, art. 1º, estabelece procedimentos, requisitos e condições necessários à realização de transação extraordinária na cobrança de créditos dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis, englobando anuidades, multas e outros débitos de exercícios anteriores a 2020. Para isso, será necessário que os profissionais e imobiliárias inadimplentes entrem em contato com o Creci do seu Estado para que, por adesão, possam renegociar seu débito em condições muito favoráveis.

O valor de qualquer anuidade anterior à de 2020 será equiparado ao de 2020, atualizado na forma da lei no momento da adesão. O débito poderá ser dividido em tantas parcelas mensais quantas queira o aderente, observadas as seguintes condições: o número de parcelas é ilimitado, condicionado apenas ao valor da parcela que não poderá ser inferior a R$120,00. A primeira parcela será paga à vista, na data da assinatura do acordo; as demais serão pagas mensalmente, a partir do primeiro mês subsequente ao da transação, sempre no dia 20 de cada mês, acrescidas de juros compensatórios simples de 1% ao mês, contados a partir da data de adesão à proposta de transação extraordinária, considerada mês a fração de 16 dias ou mais.

O prazo para adesão à transação extraordinária de que trata esta resolução ficará aberto até 31 de agosto de 2020. Para conhecer os detalhes desta resolução, cliquaqui!

Confira 5 Ferramentas para facilitar a rotina do corretor de imóveis

De acordo com o CRECI-SP, existiam 48,8 mil imobiliárias registradas somente na capital paulista até agosto de 2019, e os profissionais da corretagem já eram mais de 400 mil – aumentando em 2 mil novos cadastrados por mês. Apesar de muitos desses profissionais ainda não utilizarem ferramentas digitais, diversas empresas têm oferecido cursos, aplicativos, metodologias, eventos, entre outros formatos e recursos online, para educar e inserir a tecnologia na rotina dos corretores de imóveis. Fique ligado no nosso calendário e confira a lista de ferramentas que podem ser úteis:

• HP 12C: Esse aplicativo possibilita ter no celular uma calculadora científica. Com ele é possível calcular juros, a melhor forma de pagamento ou descontos de uma forma mais ágil e segura.

Publicidade

• CAMCARD: Corretores de imóveis trabalham sempre com cartões de visitas e sempre recebem um de seus clientes também. Mas organizar todos os cartões recebidos não é uma tarefa fácil e essa é a proposta desse aplicativo. Com ele é possível escanear o cartão de visita recebido e guardar digitalmente em uma pasta no celular, tendo todos os contatos importantes sempre em mãos.

• CAMSCANNER: Digitalizar ou escanear alguns documentos pode fazer parte da rotina de alguns corretores. Com esse aplicativo, é possível realizar as duas tarefas sem sair do lugar e sem pagar nada por isso.

• EVERNOTE: Essa ferramenta possibilita arquivar textos, imagens e até mesmo fazer anotações via comando de voz. O profissional pode organizar de forma prática sua própria biblioteca virtual, com artigos e matérias relevantes sobre o mercado imobiliário para se manter sempre atualizado. Além disso, o acesso pode ser feito em qualquer aparelho digital, seja celular, tablet ou computador.

• GOOGLE MEET: As reuniões são comuns no dia a dia do corretor e para viabilizar essa demanda, o Meet, uma ferramenta de teleconferência do Google, que pode ser acessada por qualquer navegador, permite reunir até 250 participantes, ser transmitido ao vivo para 100 mil pessoas em um único domínio, além de salvar as gravações das reuniões no Google Drive. Devido à pandemia do novo coronavírus, o Google liberou a versão premium da plataforma para ser utilizada gratuitamente por tempo limitado até o dia 30 de setembro.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

2024 promete primavera amena para o mercado imobiliário

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Como pagar o IPTU com o PIX em São Paulo?

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Bela Vista é o bairro com mais academias de São Paulo. Confira o top 20!

0 minutos de leitura
Imagem destacada

Aclimação: bairro que nasceu para ser verde

3 minutos de leitura