Notícias

Museu da Casa Brasileira celebra 50 anos de memórias

Gilberto Gil é uma das primeiras personalidades a dar seu depoimento sobre a casa

Por: Da Redação 05/06/2020 2 minutos de leitura
Na versão digital, o MCB disponibiliza ao público um levantamento minucioso de informações relacionadas aos hábitos da vida privada desde o século 16 no Brasil/ Crédito: Chema Llanos

Publicidade

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, celebra seus 50 anos. Para comemorar, o MCB – que permanece fechado por orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – convida o público para continuar fazendo parte dessa história, que pode ser acompanhada de forma virtual até o fim de 2020.

A comemoração começa com a campanha #MCB50anos, que tem por objetivo reunir, nas redes sociais, as experiências, emoções e vínculos do público com sua própria casa, suas vivências e memórias de convívio com a instituição ou convidando-o ainda a falar sobre o papel do Museu da Casa Brasileira na preservação e difusão da materialidade da casa pelo viés da arquitetura e do design.

Gilberto Gil, cantor e compositor, é uma das primeiras figuras que participa da campanha com um vídeo em que fala sobre o amor que existe no lar, especialmente nesse momento de recolhimento. Gil comenta ainda sobre o trabalho que o MCB faz ao guardar memórias das casas do Brasil.

“A coleta de depoimentos espontâneos será bastante importante para composição do acervo virtual do MCB. Poder contar com a participação dos visitantes e personalidades que fazem parte da nossa história nos deixa bastante honrados. Fazemos neste momento a celebração de forma virtual, até que possamos reabrir ao público e comemorar presencialmente”, diz Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.

Publicidade

Quem quiser participar da campanha, poderá gravar um vídeo de aproximadamente um minuto e postar nas redes sociais com a #MCB50anos. Ou enviá-lo ao e-mail comunicação@mcb.org.br

Futuro

O MCB permanece fechado temporariamente devido à pandemia do novo coronavírus, mas sua equipe segue trabalhando remotamente para que a reabertura aconteça com uma programação ainda mais diversificada. Três exposições temporárias que já estavam preparadas serão inauguradas. “Abriremos ‘Campos de Altitude’ da fotógrafa Kitty Paranaguá’ que traz um recorte especial sobre a forma de habitar nos morros cariocas;  ‘Casas do Brasil: Conexões Paulistanas’, com curadoria da designer gráfica Didiana Prata, que apresenta uma extensa documentação das casas da classe média paulistana feita pelo fotógrafo Marcos Freire entre os anos  2002 e 2014, e também, a mostra Urbanismo Ecológico, em parceria com a Harvard University Graduate School of Design”,  relata  Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

Criado em 1970, o MCB está localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em um solar construído entre 1942 a 1945, que pertenceu a Fábio Prado, ex-prefeito da cidade de São Paulo, e sua esposa, Renata Crespi. O MCB é o único do País especializado em arquitetura e design e possui uma programação que contempla importantes exposições temporárias e de longa duração, além de atividades educativas, debates, palestras, lançamento de livros, apresentações musicais e feiras. O Museu da Casa Brasileira também se destaca por iniciativas como o Prêmio Design, principal premiação do segmento no Brasil, realizada desde 1986; e pelo projeto Casas do Brasil, que resgata e preserva a memória sobre a diversidade do morar.

*Durante o período de fechamento, o público pode conferir os conteúdos do Museu da Casa Brasileira nas plataformas digitais, que contam com atualizações diárias.

https://mcb.org.br/pt/

Publicidade

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Conheça os 9 tipos de imóveis residenciais e as diferenças entre eles

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Conheça as diferenças entre condomínio vertical, horizontal, residencial e comercial

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Com Selic a 13,75%, vale a pena investir em imóveis?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Saiba o que esperar do mercado imobiliário em 2023

5 minutos de leitura