Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS
O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS

Página inicial / Guia de Bairros / Vila Olímpia: um importante centro financeiro da cidade

Vila Olímpia: um importante centro financeiro da cidade

Assim como a região da Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima e Brooklin, o bairro abriga diversas empresas, escritórios e estrutura urbana


Da Redação

Há 7 dias - 4 minutos de leitura


O bairro oferece suporte para quem busca viver com comodidade e qualidade de vida/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A Vila Olímpia é um bairro nobre localizado na zona sul de São Paulo. É também um dos grandes centros financeiros da cidade, assim como o centro, a Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima e Brooklin. O território está nos limites das avenidas dos Bandeirantes, Santo Amaro, Juscelino Kubitschek e Marginal Pinheiros, sendo cortada ao meio pelas avenidas Faria Lima e Hélio Pellegrino. Faz fronteira com os bairros de Itaim Bibi, Brooklin Novo, Moema, Vila Nova Conceição e Cidade Jardim.

No início do século 20, a região era rural, formada por chácaras de imigrantes e descendentes de italianos e portugueses, em sua parte mais alta, e de terrenos alagadiços na várzea do rio Pinheiros, na parte baixa. Nos anos 1930 houve um loteamento destas propriedades rurais e áreas verdes, promovendo a urbanização do local. Nas áreas de várzea, indústrias de médio e grande porte sofriam pelas constantes enchentes do rio Pinheiros, tornando a região menos valorizada.

A partir dos anos 1990, o bairro recebeu melhorias, tais como: a construção das avenidas e alargamentos de ruas e obras subterrâneas dos rios Uberaba e Uberabinha. Este processo resultou em importantes mudanças para o distrito, como a valorização dos imóveis, tráfego intenso de veículos e investimentos privados, possibilitando a expansão principalmente do mercado imobiliário.

Preço

A Vila Olímpia é uma das áreas mais nobres de São Paulo. Se você tem interesse na região, o valor médio do metro quadrado é R$ 6.100, segundo dados da última pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP).

Mobilidade

O bairro oferece suporte para quem busca viver com comodidade e qualidade de vida. Está cercado por amplas vias de acesso, como a Brigadeiro Faria Lima, a Santo Amaro, a Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes, que dá acesso direto ao Aeroporto de Congonhas. Além de contar com a Estação Vila Olímpia da Linha 9–Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e estar próximo das estações pertencentes a Linha 4-Amarela do Metrô.

Educação

O morador do bairro da zona sul pode contar com algumas instituições como a Escola Viva, a Escola Lourenço Castanho, a Maple Bear Vila Olímpia, entre outros. A área também abriga duas grandes universidades: um campus da FMU e outro da Anhembi Morumbi.

Saúde

Grandes hospitais particulares estão próximos da Vila Olímpia, como o Hospital Sírio Libanês, o Hospital Santa Paula, o Hospital São Luiz e o Sancta Maggiore. A rede pública também atende a região com a Unidade Básica de Saúde Doutor José de Barros Magaldi e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III).

Lazer

O principal ponto de lazer perto da Vila Olímpia é o Parque do Povo, uma área verde de mais de 130.000 m², com quadras poliesportivas adaptadas para esportes paralímpicos, pista de skate, campo de futebol, pista de ciclismo, pista de corrida e caminhada, aparelhos de ginástica e até um tabuleiro gigante de xadrez. O local ainda ostenta um jardim com ervas aromáticas que oferecem ao público a oportunidade de cheirar, tocar e provar algumas espécies.

Outra opção é o Museu da Casa Brasileira. Situado em uma mansão da década de 40, o local é especializado em arquitetura e design e preserva um valioso acervo de móveis e artes. Além de catálogos das matérias-primas, a instituição expõe móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje. O bairro também tem boas opções de shopping centers: Shopping Vila Olímpia, JK Iguatemi, Iguatemi, Bascan Open Mall e Cidade Morena. A região ainda conta com o cinema Kinoplex, com salas IMAX e VIP.

Para quem procura cultura e educação no distrito pode contar com a Casa do Saber, uma instituição focada em debates e disseminação de conhecimento, oferecendo cursos livres, palestras e oficinas de estudo sobre artes plásticas, filosofia, cinema, ciências sociais, história, música e psicologia. E, por fim, a Biblioteca Pública Anne Frank é um espaço de aprendizado e diversão para todas as idades. O local conta com mais de 40 mil volumes, incluindo revistas, quadrinhos, multimídia, além de atividades, como contação de histórias, organizadas pela prefeitura.

Gastronomia

A Vila Olímpia abriga restaurantes badalados, como o Badebec (Rua Fidêncio Ramos, 420). Comandado pela chef Lourdes Bottura, queridinha pelos executivos, a Praça São Lourenço (Rua Casa do Ator, 608) oferece culinária internacional contemporânea em um prédio com áreas externas com paisagem e recreação infantil. O Corrientes 348 (R. Comendador Miguel Calfat, 348) serve deliciosos cortes especiais de carne argentina. Já a Pizzaria Maremonti (R. Elvira Ferraz, 250) tem cardápio amplo e entrega em domicílio.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas