O bairro de Santana é um dos distritos mais antigos da zona norte de São Paulo. O local, conhecido como Fazenda Sant’anna, que antigamente era propriedade da Igreja Católica e dos jesuítas da Companhia de Jesus, foi também rota fluvial, através do Rio Tietê e local de discussões e decisões a respeito da independência do país, era lá que vivia José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca do movimento.

Hoje a região convive com prédios históricos, ótimas opções de lazer e educação e ruas movimentadas.

Preço

Para quem deseja viver em Santana deve gastar em média de R$ 4.500 a R$ 5.000 o m² de um imóvel usado, segundo dados de novembro e dezembro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP)

Mobilidade

Outro diferencial do local é o fácil acesso. Em uma das principais avenidas da região, Av. Cruzeiro do Sul, está o Metrô Santana, estação da Linha Azul, que liga a zona norte à zona sul. Além disso, o bairro oferece inúmeras linhas de ônibus, que proporcionam deslocamento rápido a qualquer região de São Paulo de maneira eficiente.

O bairro de Santana está perto de vias importantes, como a Avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Rua Voluntários da Pátria, conhecida por seu comércio varejista com mais de 600 estabelecimentos. Essas vias servem como importantes acessos à Marginal Tietê, uma ligação rápida com as zonas leste e oeste da cidade.

Educação

O que chama atenção na educação do bairro são as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), há duas unidades no Parque da Juventude, bem próximo da Estação Carandiru do metrô, a ETEC de Artes, que oferece cursos técnicos especializados nas áreas artísticas como design de interiores, dança, canto, arte dramática, regência, entre outros. E a ETEC Parque da Juventude que dispõe de ensino médio integrado ao técnico na área de administração, biblioteconomia, enfermagem, logística, museologia, arquivo, entre outros. A ETEC do Mandaqui também atende o bairro com os cursos de administração, edificações, enfermagem e nutrição com um equipado laboratório.

Além disso, há outras escolas públicas de ensino infantil como a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Doutor José Augusto César, EMEI José Bonifácio de Andrada e Silva, EMEI Arthur Etzel e do Centro de Educação Infantil Adelaide Lopes Rodrigues, CEI Diret Professora Anita Castaldi Zampirollo. As de ensino fundamental e médio, Escola Estadual Buenos Aires, E.E Frontino Guimarães, E.E Barão Homem de Mello, E.E Padre Antônio Vieira, E.E Dr. Otávio Mendes, Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEFM) e Médio Vereador Antônio Sampaio.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
No ensino particular os Colégios Luiza de Marillac, Elite, Empyrius, Maple Bear Canadian School, Imperatriz Leopoldina, São Lucas, entre outros.

E no ensino superior é a UniSant’anna, a Anhanguera e a Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas que atendem a região.

Saúde

O morador de Santana tem muitas opções de saúde pública no bairro, como o Pronto-Socorro Municipal Santana Lauro Ribas Braga, o Hospital do Mandaqui, a Unidade Básica de Saúde Chora Menino, UBS Joaquim Antonio Eirado, Centro Odontológico II Santana (CEO), Centro Especializado em Recuperação II Tucuruvi, além dos Centros de Apoio Psicossocial Santana e Mandaqui.

E pela rede particular o Hospital São Camilo e o Hospital San Paolo.

Lazer

Um dos pontos fortes de Santana é, sem dúvidas, as diversas opções de lazer e entretenimento. O Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579) é um centro de atividades culturais e esportivas para todas as idades, com quadra poliesportiva, piscinas, espaço para brincar, além de teatro que recebe frequentemente espetáculos e peças, oficina cultural, área de exposições, etc.

E, por falar por diversão para todos, o Parque da Juventude merece uma atenção especial. Ele mudou a paisagem da zona norte ao substituir o antigo Complexo Penitenciário Carandiru. O local conta com oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pistas de skate, caminhada, corrida, ciclovia, playground e estações de ginástica, sendo uma delas exclusiva para deficientes físicos, além da Biblioteca de São Paulo, que abriga mais de 35 mil obras de todos os gêneros literários.

No Mirante de Santana (Praça Vaz Guaçu, s/nº) é possível ter uma visão panorâmica da região, em uma altura de 800 metros acima do nível do mar. O local é sede do Instituto Nacional de Meteorologia no município de São Paulo, é ali que todos os dias é medida a temperatura oficial da cidade.

Outro ponto bastante conhecido do bairro é o Sambódromo do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209), que recebe todos os anos o desfile das escolas de samba de São Paulo durante o Carnaval. Além disso, ali também ocorrem outros grandes eventos, como o desfile cívico militar no dia da Independência e festas universitárias e festivais de música.

A região tem diversas opções de comércio à disposição, principalmente nas avenidas Braz Leme e Conselheiro Moreira de Barros, com lojas de roupas, calçados, farmácias, supermercados, entre outros. Além do Shopping Center Norte, um comercial com hipermercado e cerca de 330 lojas.