Decoração, reforma e construção

Última estação da Sorocabana é reaberta após restauro em Presidente Epitácio

Reforma e restauração do imóvel ferroviário de 1922 custou R$459 mil e usou verba estadual e contrapartida da prefeitura; estação está prestes a completar 100 anos

Por: José Tomazela, O Estado de S.Paulo 01/10/2021 2 minutos de leitura
Legenda: Os trens de passageiros partiam da Estação Júlio Prestes, no centro da capital/Crédito: Getty Images

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Às vésperas de completar 100 anos, a estação ferroviária da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), em Presidente Epitácio, volta a ser destinada ao uso público. O prédio, inaugurado em 1922, foi totalmente restaurado após ter sido destruído por um incêndio, em agosto de 2019.

Com a recuperação das instalações destruídas pelas chamas, o prédio restaurado passou a abrigar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, acolhendo também o acervo histórico da cidade.

A restauração foi feita com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo (Dadetur) do governo estadual. A entrega da obra aconteceu no último dia 25, com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).

HISTÓRIA – A estação é considerada um marco importante da história ferroviária do estado de São Paulo por ter sido o ponto final da Sorocabana no período áureo da ferrovia. Os trens de passageiros partiam da Estação Júlio Prestes, no centro da capital, e, após a chegada a Presidente Epitácio, no extremo oeste paulista, na divisa com o Mato Grosso do Sul, faziam a viagem de retorno.

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A EFS teve seu primeiro trecho, entre São Paulo e Sorocaba, inaugurado em 1875. A linha-tronco se expandiu em direção ao oeste paulista, atingindo Presidente Epitácio apenas em 1922. Na cidade, no entanto, a estação já funcionava desde 1902, atendendo ao Ramal de Tibagi, um ramal ferroviário construído pela Sorocabana para atender a região.

A chegada da linha a Porto Tibiriçá, como se chamava a localidade à época, aconteceu no dia em que o presidente Epitácio Pessoa visitava o estado de São Paulo. O fato levou a população local a alterar o nome da cidade para Presidente Epitácio, em homenagem ao mandatário, que estava em seu último ano na presidência da República.

Em 1971, a EFS foi uma das ferrovias incorporadas pela Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.). Os trens de passageiros de longo percurso percorreram a linha-tronco até janeiro de 1999, quando foram retirados de circulação pela Ferroban, sucessora da estatal paulista.

Após o fim do transporte de passageiros, a estação continuou aberta, sendo usada para a destinação de cargas. Em 2002, o prédio foi fechado por falta de uso e começou a sofrer com o vandalismo, que culminou com o incêndio, em 2019. O prédio é tombado pelo patrimônio municipal.

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Conteúdo originalmente publicado em:
https://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/pelo-interior/ultima-estacao-da-sorocabana-e-reaberta-apos-restauro-em-presidente-epitacio/

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