Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / Qual é a altura ideal para a TV?

Qual é a altura ideal para a TV?

Confira quais aspectos devem ser considerados para garantir um ambiente confortável e o melhor desempenho do seu aparelho


Da Redação

Há 10 dias - 2 minutos de leitura


A melhor dica é sempre pedir para uma pessoa se sentar e verificar onde fica agradável e confortável para visualizar o aparelho/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A sala de estar de uma residência é um dos lugares mais confortáveis, onde geralmente costuma ter um sofá aconchegante e peças posicionadas para garantir as melhores condições de relaxamento e de entretenimento.

Relacionada a estas questões, uma dúvida comum é a altura da TV da sala, que, apesar de ter um padrão estabelecido, pode nem sempre ser a melhor opção. Tudo vai depender dos donos do imóvel.

“Este é um assunto com muitas exceções. O ideal é que o televisor esteja fixado numa altura de 1,20 metros (m) a 1,50 m, com base da medida do chão até o meio do televisor. Essa é a forma recomendada para uma pessoa com estatura mediana olhar para uma tela confortavelmente”, explica Wagner Gutierrez, prestador de serviços e proprietário da Marido de Aluguel ZN.

“No entanto, sabemos que a televisão da sala raramente é utilizada somente por uma pessoa, pois existem mais membros na família com estaturas e visões confortáveis diferentes”, comenta o especialista. Para esse problema, existe uma estratégia relativamente simples que garante que a altura do aparelho esteja confortável.

“A minha técnica para as instalações é colocar ao menos um membro da família no local que ele costuma assistir o televisor, avaliando qual a altura ideal para a fixação, pois os assentos ou sofás que as pessoas possuem em suas residências, são diferentes, mais altos, mais baixos, puffs, cadeiras, poltronas, ou seja, uma infinidade de móveis que impactam diretamente nesta questão. O ideal é que a regra de estatura seja considerada, mas sem excluir o que realmente importa, que é a visão da pessoa que vai usufruir do aparelho”, esclarece Gutierrez.

Além disso, muitas residências possuem a sala de jantar integrada à sala de estar e usam o televisor diretamente da mesa. Para esses casos, o ponto da televisão deve ser mais elevado. “Para a mesa, o televisor deve estar mais alto em relação ao da sala de estar, pois, geralmente, os móveis são mais altos e todos que estão na sala de jantar devem desfrutar da imagem do televisor. A melhor dica é sempre pedir para uma pessoa se sentar e verificar onde fica agradável e confortável para visualizar o aparelho. Só então faça a fixação.”

Demais questões, tais como as dimensões do ambiente e o tamanho do televisor, também devem ser consideradas no momento da instalação do eletrônico. “Mesmo que o televisor seja de última geração, em alguns casos o ambiente não o comporta, seja em relação ao espaço e ao desempenho, já que existe uma recomendação do distanciamento a TV e as pessoas que estão assistindo. As distâncias sugeridas, sempre partindo do sofá até o televisor, são as seguintes: TV de 32″ – 1,80 m; TV de 42″ – 2,40 m; TV de 50″ – 2,80 m; TV de 60″ – 3,40 m; TV de 70″ – 3,80 m”, afirma o proprietário da empresa de serviços residenciais.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas