Como decorar a casa para as festas de final do ano?
Escolha das cores, organização da mesa e criatividade podem transformar os ambientes para tornar a data mais especial
Publicidade
Luzes de pisca-pisca, árvore de natal e adornos na porta de entrada fazem parte da decoração. Essa tradição, porém, não precisa ser a única transformação que você vai fazer na sua casa para receber amigos e familiares no Natal.
É possível aproveitar o período festivo para trazer elegância e sofisticação. Confira dicas de especialistas em decoração e arquitetura para criar ambientes de forma prática, mas que vai deixar a casa muito mais acolhedora.
Cores que transmitem paz
Ao invés de usar os clássicos verde e vermelho, o branco pode ser a cor chave para a recepção no Natal e Réveillon. “Gosto de usar o branco como base com vegetação e pequenos toques de dourado e vermelho nesses momentos de festa”, conta a arquiteta Carina Dal Fabbro.
“Para o ano novo é difícil sair da base do branco, off white e prata, justamente pelo medo de descaracterizar totalmente a data. Por isso, a partir dessa base, podemos inserir tons de azul e verde na composição. As cores são elegantes e combinam bem com os tons de branco e prata. A cor branca transmite paz e o verde a esperança. E isso é tudo o que precisamos, não é mesmo?!”
Publicidade
Arrumação da mesa
A mesa é a protagonista da noite de Natal e por isso ela precisa ser ornamentada de forma a transmitir o sentimento de aconchego da celebração. Esse objetivo pode ser alcançado com o uso de alguns utensílios simples, mas que fazem toda a diferença.
A toalha, por exemplo, deve ser branca, de linho ou bordada. “É clássica e elegante na medida”, afirma Dal Fabbro. “Para quem deseja uma mesa diferente e sem o uso de toalhas, recomendo o uso de jogos americanos em formato de folha, sousplats neutros e louça colorida.”
Adicionar um ramo de alecrim e o nome da pessoa anotado em um papel e amarrado com sisal para colocar sobre o prato também dá um tom de acolhimento à cerimônia. “É simples, elegante e oferece um toque especial e afetivo.”
Para a arquiteta e designer de interiores Cristiane Schiavoni, a organização da mesa depende, também, da quantidade de pessoas que vão participar do evento. “É importante verificar o que cabe e que nada fique alto de forma que impossibilite a conversa entre os convidados e atrapalhe visualmente”, pontua. Ela sugere, também, o uso de arranjos de flores com folhagens naturais e velas para complementar o ambiente.
Publicidade
Faça você mesmo!
A poucos dias do fim do ano, a recomendação das especialistas é inovar com elementos que você já tem em casa, o famoso “Do It Yourself” (Faça Você Mesmo). “Você pode, por exemplo, criar vasinhos para decorar a mesa a partir de embalagens de iogurte. Basta colocar uma camada de tinta e um pedacinho de fita de cetim bonita para os potinhos ganharem uma nova vida”, comenta Dal Fabbro.
Schiavoni corrobora a ideia e sugere que a pessoa abra o armário para ver o que pode ser aproveitado. “Não é preciso ir a uma loja especializada. Uma taça de vinho colocada de ponta cabeça com uma vela em cima já vira um castiçal”, brinca.
Deixe do jeito que você gostaria
É importante lembrar que mais importante do que preparar a casa para receber as visitas é deixar o ambiente o mais agradável possível para você mesmo. “É hora de pensar em como você gostaria de ser recebido”, ilustra a arquiteta Dal Fabbro. “Pense individualmente nos gostos dos seus convidados e busque agradá-los por meio de pequenos detalhes”, acrescenta.
“Um cantinho gostoso para as crianças brincarem, música em um volume que não atrapalhe a conversa e uma lembrancinha simples como presente pode mudar completamente a data e torná-la ainda mais especial”, acredita.
Publicidade
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis