Decoração, reforma e construção

Como construir uma casa pré-moldada?

Produzidas a partir de aço, madeira ou concreto, as peças pré-montadas tornam a obra mais eficiente e econômica

Por: Da Redação 29/01/2021 2 minutos de leitura
Para dar andamento a tudo de forma mais prática, é recomendado ainda que busque por empresas capacitadas e que já realizam esse tipo de trabalho/ Foto: Getty Images

Publicidade

Rápida, barata e de boa qualidade. Parece propaganda enganosa, mas as casas pré-moldadas podem garantir tudo isso: elas têm custo mais baixo e podem ser construídas com muito mais velocidade e versatilidade.

A casa pré-moldada é aquela que tem os componentes produzidos industrialmente antes das obras, gerando ganho de tempo.

As peças são transportadas até o local e então lá são montadas de acordo com o projeto. Esse tipo de construção não se limita apenas a projetos residenciais, mas também pode ser aplicado em construções como galpões, edifícios e pontes.

O material pode ser fabricado com aço, madeira, concreto e até containers – o que é um sucesso em muitos lugares do mundo, principalmente na Europa. Em sua lista de vantagens, além de preço e rapidez de montagem, elas permitem a instalação elétrica e hidráulica internamente, sem ser necessário quebrar paredes, o que facilita manutenção e reparos posteriores.

Publicidade

De acordo com o portal especializado Habitissimo, uma casa pré-moldada com 92 metros quadrados (m²) tem um custo médio de R$ 92 mil sem acabamentos. Essa é apenas uma base, pois os valores apresentam variações. Por exemplo, uma casa pronta para morar, com um padrão de acabamento médio, de 189 m², fica em torno de R$ 340 mil, segundo o mesmo site.

O que é preciso para construir uma casa pré-moldada?

Esse tipo de edificação também precisa passar por todos os processos burocráticos, como estudos topográficos e demais documentos exigidos. Portanto, sempre fique de olho nas regulamentações do local onde deseja construir, para que então faça tudo de acordo com as normas da prefeitura.

Um técnico de obra responsável precisa assinar o projeto, podendo ser um arquiteto ou engenheiro responsável pelo acompanhamento e o bom andamento de toda obra.

Para dar andamento a tudo de forma mais prática, é recomendado ainda que busque por empresas capacitadas e que já realizam esse tipo de trabalho.

Publicidade

Cuidados necessários

Fique atento com a questão do transporte e logística entre a empresa e o terreno onde será construída a casa.

Algumas instituições não informam o valor do frete no início e você pode acabar tomando um susto quando descobrir a cobrança extra. Por isso, atente-se a esse detalhe logo no começo, antes de fechar negócio.

Vale ressaltar também que é importante buscar entender que as casas pré-moldadas são limitadas. Geralmente, projetistas têm alguns modelos de plantas disponíveis, mas talvez eles não atendam as necessidades de todos os perfis.

Nesse caso, o mais aconselhável e recorrer a uma unidade de construção tradicional.

Publicidade

E, por fim, não deixe de ler atentamente todo o memorial descritivo da obra para saber o que está incluso e o que não está. Algumas fabricantes deixam a casa pronta para morar, o comprador não precisa se preocupar com nada, outras, no entanto, entregam sem acabamentos como piso, louças sanitárias e vidros nas janelas.

Veja todos esses detalhes, pois eles influenciarão no custo total da obra.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

O que é blockchain e quais são seus impactos no mercado imobiliário?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Premiadas abrem leque de opções e investem em produtos para classe média

4 minutos de leitura
Imagem destacada

O que são e como são estabelecidas as regras do condomínio

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Confira 5 dicas para tornar o lar confortável e adaptável

4 minutos de leitura