Mercado imobiliário da cidade de São Paulo esnoba crise e tem recorde em maio
Vendas em maio chegaram a 5.883 apartamentos novos na capital paulista, atingindo os pontos mais altos para o mês em 17 anos
Publicidade
O mercado imobiliário na cidade de São Paulo continua a se esquivar da crise. Após um leve represamento dos negócios em abril, com as restrições ao comércio em decorrência da pandemia, os lançamentos e as vendas explodiram em maio, atingindo os pontos mais altos para o mês em 17 anos, desde o início das medições.
Pesquisa do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) mostra que as vendas em maio chegaram a 5.883 apartamentos novos na capital paulista. O resultado foi 44,1% superior a abril e 144,6% acima de maio do ano passado – quando os estandes estavam fechados. No acumulado em 12 meses, foram vendidas 60.602 unidades, aumento de 20,5%, e patamar recorde.
Lançamentos tiveram alta de 77,4%
Por sua vez, os lançamentos somaram 8.443 unidades em maio, volume 77,4% superior ao apurado em abril e 438% acima do total de maio do ano passado. Em 12 meses, os lançamentos alcançaram 72.582 unidades, avanço de 15,7% e novo patamar recorde no acumulado. O dado indica confiança dos empresários em dar largada a novos projetos.
O resultado foi considerado “surpreendente”, principalmente pelo fato de a cidade ainda enfrentar restrições de mobilidade, segundo o economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci. A explicação é que os juros dos financiamentos ainda estão abaixo da média histórica, o que ajuda a fechar negócios. Além disso, há uma oferta ‘sortida’ de empreendimentos. Juntos, ajudam a driblar o cenário de aumento da taxa Selic, da inflação e dos insumos da construção.
Publicidade
Esta reportagem foi publicada no Broadcast+ no dia 23/06, às 18h11. https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/26057-2/
O Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.
Contato: colunabroadcast@estadao.com
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis