Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS
O Itau inovou para você ter mais crédito e pagar menos. QUERO SABER MAIS

Página inicial / Compra / Comprar um imóvel pronto ou construir?

Comprar um imóvel pronto ou construir?

É hora de aproveitar as condições oferecidas pelo mercado: juros baixos e financiamento facilitado. Confira as dicas!


Da Redação

29/10/2020 - 3 minutos de leitura


Com as condições oferecidas pelo mercado, o momento é ideal para concretizar o sonho da casa própria/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Adquirir uma casa própria ainda é um dos principais sonhos dos brasileiros. Cerca de 11 milhões de famílias brasileiras demonstraram o desejo de comprar um imóvel nos próximos 24 meses, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Datastore Series, no mês de julho. A pesquisa ainda mostra que, nos números gerais, o País teve aumento na intenção de compra em 21,8%.

Com as condições oferecidas pelo mercado, juros baixos e financiamentos facilitados, o momento é ideal para concretizar este objetivo. E aí começam as dúvidas. O que é melhor: comprar um imóvel pronto ou construir? A resposta vai depender do perfil do comprador.

Com base em tudo nisso, consultamos Patrícia Perini, diretora comercial da Pró Lotes, empresa especializada na construção e incorporação de terrenos e casas prontas em condomínio fechado. Ela fala sobre as vantagens de cada escolha.

Terrenos

Para quem deseja investir, deixar um bem para dependentes ou mesmo construir uma casa do seu jeito, os terrenos são uma opção interessante. Este tipo de propriedade costuma ter valorização maior do que casas ou apartamentos padrões. Quando são em condomínios fechados, o valor agregado pode ser ainda maior, pois a questão da segurança é um fator importante. Veja mais pontos positivos:

Construir a casa dos sonhos

Durante o processo, contando com a expertise de um arquiteto ou engenheiro, é possível pensar em todos os detalhes da futura moradia e deixar a casa personalizada, com o gosto do proprietário. Ou seja, será possível definir a qualidade dos acabamentos, a disposição, quantidade dos ambientes, metragem e ainda definir se o imóvel será sustentável.

Menor custo

Geralmente, os terrenos custam menos do que casas ou apartamentos já prontos. E o custo de obra de uma casa idealizada pode ser 30% abaixo do que um patrimônio comprado pronto para morar.

Alta rentabilidade na revenda

Comprar lotes para revenda é uma boa forma de obter lucro com poucos riscos. Costuma ser uma opção rentável e segura, com desvalorização zero. “Mas, para que se tenha êxito no negócio, alguns pontos devem ser analisados, como: localização do terreno, idealmente fazer um estudo dos pontos fortes e fracos da região, formato e tamanho do lote, pensando no seu uso no futuro, e valorização da região”, aponta Patrícia.

Casa pronta

Esta solução é ideal para quem está com pressa de se mudar ou não tem paciência de acompanhar uma obra. Veja mais vantagens:

Ausência do fator surpresa

O imóvel pronto permite que o comprador já possa analisar todos os detalhes de acabamento e estrutura do bem. Já é possível testar a parte elétrica e hidráulica para ver se está tudo funcionando corretamente, evitando surpresas desagradáveis.

Praticidade

Poder se mudar em pouco tempo é a grande vantagem de se comprar uma unidade pronta. Basta fechar negócio para pegar as chaves e pensar na mudança.

Comodidade

Lidar com empreiteiros e pedreiros ou solucionar eventuais problemas que aparecem durante a obra não é para qualquer um. Então, aqueles que não dispõem de tempo para enfrentar esse processo não têm muito que pensar, o imóvel pronto é a solução ideal.

“E, se você tem recursos próprios, melhor ainda: seu poder de negociação é alto e isso representa melhores preços por comprar à vista”, afirma a diretora comercial.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas