Atraso nas obras: o que fazer?
Entenda o que cabe a você fazer caso a construção do seu imóvel não seja entregue na data acordada
Publicidade
De falta de documentação ao próprio andamento da obra. São muitos os motivos que levam ao atraso da entrega de um imóvel aos compradores. Mas o que fazer quando é você nesta situação? Quais são os direitos de quem comprou o imóvel e está na espera para a entrega das chaves? O advogado Bence Pál Deák, especializado em direito imobiliário, explica os direitos do comprador.
Atraso é somente após 180 dias
A Lei 13.786/18, conhecida como a Lei do Distrato, trata da rescisão de contratos de aquisição de imóveis em regime de incorporação imobiliária e de atraso de obras. Pela lei passou-se a admitir o atraso da entrega das chaves de até 180 dias.
Somente após esse tempo é que a incorporadora será considerada em “mora”, ou seja, que a obra está atrasada e o comprador poderá requerer a rescisão e aplicação da multa.
“A legislação regulou o que vinha, de certo modo, sendo praticado entre as partes e aplicado pelas decisões judiciais”, explica Bence Pál Deák.
Publicidade
Após o término do período de 180 dias, fica a critério do comprador requerer o distrato do contrato ou manter a aquisição, com aplicação de multa. Se solicitar o distrato, terá o direito de receber os valores pagos, com atualização monetária, além de multa, que deverá ser paga no prazo de 60 dias.
Caso o comprador decida continuar no empreendimento, receberá uma indenização no valor de 1% sobre o valor que foi pago à empresa por cada mês de atraso. É importante saber que a base de cálculo da multa não é o valor do imóvel e sim o valor que foi pago.
Como se prevenir de problemas
Ao pesquisar uma incorporadora imobiliária, verifique a situação dela a respeito das obras anteriores. É preciso saber a posição judicial em relação aos clientes e se ela tem mantido o cronograma de obras. Mesmo depois do contrato assinado, guarde os panfletos de publicidade do empreendimento, que servirão como prova, caso a empresa não cumpra o que foi prometido.
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis