Rodrigo Luna

Rodrigo Luna

Presidente do Secovi-SP

Ver mais colunistas
Colunas

Prêmio Master Imobiliário evidencia a capacidade dos empreendedores de romper fronteiras

Há 28 anos, e com apoio do Estadão, prêmio reconhece nacionalmente a excelência do setor no atendimento à população

Por:Rodrigo Luna 26/08/2022 4 minutos de leitura
casa-chave-imobiliario
Prêmio Master Imobiliário é o momento mais aguardado por toda a indústria imobiliária nacional e internacional/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Promovido pela FIABCI-BRASIL (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) e pelo Secovi-SP, o Master Imobiliário é o “Oscar” do setor, a maior premiação da indústria.

Nos últimos dois anos, comemorou-se a entrega do Prêmio Master Imobiliário de forma bastante contida e diferente dos grandes shows, marcantes e cobertos de glamour. Isso, em razão da necessidade de cumprir as restrições sanitárias da pandemia de covid-19.

Agora, porém, com a ampliação da cobertura vacinal no Brasil, e com a população segura frente a essa doença que ceifou tantas vidas e negócios no mundo, teremos uma cerimônia presencial, decerto para um público mais restrito de convidados, mas com todo o destaque que essa premiação merece.

Podemos, enfim, dizer que chegou o momento mais aguardado por toda a indústria imobiliária nacional e internacional.

Publicidade

Sob a perspectiva nacional, nesta 28ª edição do Prêmio Master Imobiliário, que desde sua origem conta com o apoio do Estadão, os holofotes focalizam os projetos que cumpriram com maestria a missão magna do nosso setor: aprimorar as atividades da construção civil e imobiliária, criando novos conceitos, ideias, projetos inovadores e inspiradores, que fortalecem as competências empresariais e profissionais, sempre com o objetivo-fim de criar melhores soluções imobiliárias para atender a população que busca por moradias, salas de escritórios, loteamentos, shopping centers, hotéis, galpões logísticos e outros tipos de empreendimentos.

Já falando da repercussão internacional, a premiação nacional é visitada por inúmeros profissionais de diversos países, e que consideram nossa premiação a mais bem idealizada de todos os capítulos da FIABCI espalhados pelo mundo.

Solução, resiliência, superação

O mercado imobiliário é imponente e tem muitos motivos para comemorar. Mas, também por ser parte ativa na solução de problemas grandiosos, como o déficit habitacional – com mais de 8 milhões de famílias a serem atendidas com moradia digna -, tem muito a avançar em inovações tecnológicas e affordability, e a oferecer em conhecimento para a construção de boas políticas públicas habitacionais.

Somos exemplo de resiliência e superação permanentes e não deixamos que os males diários encolham essas nossas capacidades. O exemplo mais recente disso é a forma como ultrapassamos os piores e mais confusos momentos da pandemia de covid-19. Não fechamos os canteiros de obras. Orientamos e amparamos os funcionários e adotamos boas práticas, que foram replicadas por esses trabalhadores a suas famílias e áreas de vivência comunitária.

Publicidade

Passamos por período de medo e apreensão, mas seguimos adiante, firmes e confiantes em dias melhores. Como resultado, a população demandou o que chamamos de a ressignificação da casa própria, produzindo assim excelentes números de lançamentos e vendas de imóveis novos na cidade de São Paulo e em outros pontos do País, nos anos de 2020 e 2021, com forte participação dos imóveis econômicos enquadrados no programa Casa Verde e Amarela (CVA).

Desafio da pandemia

Não é a primeira vez que o setor supera, em momentos de crise, as expectativas mais otimistas. Nessas horas buscamos o que há de melhor na atividade empresarial.

Foi assim que, na pandemia, foi possível ajustar condutas, sistemas e produtos para atender a diferentes tipos de demanda. Além de lutar para ampliar a oferta de imóveis econômicos no âmbito do CVA – foram várias tratativas com o governo para manter o programa ativo -, também dedicando-se especial atenção à procura de outras faixas de renda familiar.

Era preciso um novo olhar para acomodar diferentes necessidades, como a de trabalhar em casa, uma vez que o home office, obrigatório durante a quarentena, veio para ficar, compartilhado com o sistema híbrido de trabalho.

Publicidade

E, nesse contexto, o Prêmio Master Imobiliário surge como oportunidade única de prestigiar empresas e profissionais que se destacaram em todo o Brasil; que conseguiram transformar dificuldades em esperança, barreiras em bom empreendedorismo, medo do desconhecido em criatividade e inovação.

Bons combates

Sempre à prova, o setor luta os bons combates, porque existe o entendimento completo da importância socioeconômica da atividade habitacional para o País e até mesmo o mundo, haja vista que o Prêmio Master Imobiliário se desdobra no internacional Prix d’Excellence Award.

A essência do nosso setor mora em sua capacidade de realizar sonhos. E nos enche de orgulho premiar cases de grande excelência como os que são reconhecidos na edição deste ano.

Por fim, o setor continuará a oferecer valiosa contribuição para a construção de um Brasil melhor. Afinal, o empreendedor imobiliário tem consciência da sua capacidade de reinventar conceitos, métodos e de criar técnicas inovadoras. Temos coragem, esperança, ousadia e confiança em um futuro melhor. Mas, principalmente, muita vontade de trabalhar e quebrar barreiras. Para nós brasileiros, o céu é o limite.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Startup brasileira cria “ChatGPT do setor imobiliário”

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Decoração de studio requer poucos móveis e muita funcionalidade

0 minutos de leitura
Imagem destacada

Aprenda a declarar seu imóvel no Imposto de Renda em 2024

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Casas e apartamentos amplos são mais buscados no isolamento social

2 minutos de leitura