Minha Casa Minha Vida & Programas Habitacionais

Novo Minha Casa, Minha Vida impulsiona alta no valor de venda total de imóveis

Indicador ABRAINC-FIPE registrou crescimento de 8,7% no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano

Por: Redação, Estadão Imóveis 25/08/2023 1 minuto de leitura
minha-casa-minha-vida
Na contramão, imóveis categorizados como Médio e Alto Padrão registraram queda no volume de vendas/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Nos primeiros cinco meses do ano, o valor total de venda de novos imóveis registrou uma alta de 8,7%, em comparação ao mesmo período de 2022. De acordo com o indicador ABRAINC-FIPE, esse crescimento foi impulsionado pelo desempenho de empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida. Imóveis categorizados neste segmento avançaram 11% ante 4,1% dos novos imóveis de Médio e Alto Padrão (MAP).

O levantamento, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com informações de empresas ligadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), mostra que houve uma recategorização dos empreendimentos. Nos últimos anos, os custos de construção fez com que os imóveis se tornassem mais caros e saíssem do segmento MCMV para entrar no segmento MAP. 

O novo MCMV, sancionado este ano, aprovou o reajuste do teto do programa para R$ 350 mil e aumentou subsídios, entre outras mudanças. Desta forma, mais imóveis voltaram a ser enquadrados no programa. Portanto, enquanto o indicador ABRAINC-FIPE registrou uma retração de 34,5% no valor total dos lançamentos de novos empreendimentos durante o período analisado, o MCMV teve um aumento de 63,8% no valor total dos lançamentos.

“Com a economia brasileira ganhando gradualmente força após períodos de instabilidade, o mercado imobiliário navega por águas promissoras. A perspectiva de taxas de juros mais baixas, aliadas a programas governamentais devem continuar incentivando os investimentos em habitação”, analisa o presidente da ABRAINC, Luiz França. 

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Estudo revela que 80% dos profissionais de arquitetura tiveram alta na demanda de trabalho em 2021

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Como comprar imóvel na Itália?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Mercado imobiliário de São Paulo tem melhor mês de janeiro desde 2012

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Piora da economia contamina expectativa de empresários do setor imobiliário

1 minuto de leitura