Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Arquitetura Sustentável / Pensando em economizar água em casa? Comece com essas dicas

Pensando em economizar água em casa? Comece com essas dicas

Com práticas simples e diárias é possível economizar individualmente e ajudar a reduzir o desperdício coletivo


Da Redação

10/04/2021 - 2 minutos de leitura


Abrir a torneira apenas quando precisar usar a água é uma medida extremamente eficaz no combate ao desperdício/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Economizar água em casa não é apenas uma forma de reduzir o valor da conta no final do mês. É também uma forma de agir com responsabilidade diante da cada vez mais escassez deste que é um recurso essencial para a vida no planeta. Pensando nisso, precisamos adotar estratégias urgentes para diminuir o consumo e, principalmente, evitar o desperdício. Veja a seguir algumas dicas para você começar hoje mesmo.

Feche a torneira quando não estiver usando

Essa dica parece simples, mas traz ótimos resultados. Temos o péssimo hábito de manter a torneira ligada quando estamos lavando a louça ou escovando os dentes, de deixamos o chuveiro ligado enquanto ensaboamos o corpo e o cabelo.

Abrir a torneira apenas quando precisar usar a água é uma medida extremamente eficaz no combate ao desperdício. E é só uma questão de hábito porque não atrapalha em nada a atividade que está sendo executada naquele momento.

Use a máquina de lavar com bom senso

A máquina de lavar é um dos vilões quando o assunto é economizar água em casa. Portanto, evite lavar roupas todos os dias e prefira ligar o aparelho quando houver bastante roupa acumulada. Aproveite para reaproveitar o fluido que normalmente seria descartado.

Conserte vazamentos

Sabe aquela torneira que pinga o tempo todo? Em um mês, esse vazamento pode jogar pelo ralo cerca de mil litros de água limpa, em condições de uso. Conserte ou troque a torneira e procure outros vazamentos pela casa para solucionar também.

Reduza o tempo no banho

Tomar banho é uma atividade relaxante e muito gostosa, mas também gera um consumo excessivo de água. Evite ficar muito tempo embaixo do chuveiro e feche-o quando não estiver usando. O tempo dedicado à higiene pessoal deve ser o suficiente para higienizar corpo e cabelo. Mais do que isso é desnecessário.

Troque a mangueira pelo balde

Quando usamos a mangueira para lavar algum objeto ou superfície, perdemos a noção da quantidade de água que estamos desperdiçando.

Para não correr esse risco, use um balde com água para lavar o carro, dar banho no cachorro e outras atividades similares. E aqui vale ressaltar a dica de usar o líquido da máquina de lavar para limpar ambientes como calçada e piso ou adotar um sistema de captação de água da chuva para realizar essas tarefas.

Mude o seu jeito de lavar a louça

Além de fechar a torneira enquanto ensaboa os pratos, é importante retirar os restos de alimentos antes de levar a louça para a pia. Você pode fazer isso usando uma escovinha ou esponja que tenha apenas essa função. Assim, evita-se usar água para eliminar resíduos da louça e diminui bastante seu uso exagerado.

Com dicas simples é possível economizar, pagar menos no final do mês e ainda contribuir para um ambiente mais sustentável. Mas, não se esqueça que esses novos hábitos devem ser incorporados no seu dia a dia e por toda a família.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas