Arquitetura Sustentável

Como é o prédio mais alto do mundo todo construído em madeira?

Localizado na Noruega, Brumunddal tem 85,4 metros de altura e 18 andares

Por:Breno Damascena 25/04/2025 3 minutos de leitura
Empresa à frente do projeto tentava criar exemplo de sustentabilidade a ser seguido/ Crédito: Jon Anders Wiken/AdobeStock

Publicidade

O edifício Mjøstårnet é um marco da engenharia moderna na silhueta de Brumunddal, cidade da Noruega. Com 85,4 metros de altura e 18 andares, o empreendimento se propõe a ser um símbolo global. O prédio mais alto do mundo todo construído em madeira nasceu com um objetivo: chamar a atenção para soluções mais sustentáveis na construção civil. 

“Queremos criar um futuro sustentável usando madeira”, declarou Morten Kristiansen, CEO da Moelven Industrier ASA, incorporadora à frente do projeto durante a construção do edifício, em 2019. “Esperamos que esta construção inspire outros a escolher soluções mais sustentáveis e ecologicamente corretas nos próximos anos”, acrescenta. 

A companhia afirma que, para cada árvore para a construção do empreendimento, pelo menos duas novas foram plantadas. O recorde de altura foi alcançado utilizando madeira laminada cruzada, ou CLT, material constituído com várias camadas de madeiras coladas, o que garante maior rigidez e segurança à estrutura.

+ Madeira é apontada como solução para reduzir impacto ambiental do setor imobiliário

Publicidade

O prédio foi inaugurado em março de 2019, com 11.300 metros quadrados de área construída. Atualmente, o espaço abriga apartamentos, escritórios, um restaurante e um hotel com mais de 70 quartos batizado de Wood Hotel, além de diversas áreas de lazer, como uma piscina na altura do primeiro andar

Estrutura de exceção

A arquitetura do Mjøstårnet conquistou diversos prêmios internacionais e o prédio ainda ocupa uma página no livro dos recordes, mas além de colocar a pequena cidade de Brumunddal no mapa, é difícil apontar a influência do empreendimento no restante do mundo. De acordo com dados do SkyScrapper, seis anos depois nenhum prédio chegou perto do feito alcançado pela Moelven.

A segunda posição no ranking é ocupada pelo Treet, um edifício de apenas 49 metros de altura, também construído pela Moelven. Localizado em Bergen, na Noruega, o prédio de 14 andares destoa completamente de outros empreendimentos tradicionais. E a terceira colocação é do Butler Square, um prédio de 44,5 metros que foi inaugurado em Minneapolis (US) no ano 1908. 

Publicidade

Os 10 prédios mais altos do mundo construídos em madeira: 

  1. Mjøstårnet – Brumunddal, Noruega (85,4 metros)
  2. Treet – Bergen, Noruega (49 metros)
  3. Butler Square – Minneapolis, Estados Unidos (44,5 metros)
  4. Obayashi Training Facility – Yokohama, Japão (44 metros)
  5. Hoas Tuuliniitty – Espoo, Finlândia (44 metros)
  6. Spor X – Drammen, Noruega (41.4 metros)
  7. Blindern Studenthus – Oslo, Noruega (41 metros)
  8. Auckland City Mission – Homeground, Auckland, Nova Zelândia (39 metros)
  9. Wood and Innovation Design Centre – Prince George, Canadá (35 metros)
  10.  Kringsja Studentby – Oslo, Noruega (34 metros)

Em comparação, o 100º prédio “tradicional” mais alto do mundo já construído é o Hilton Wenzhou City Center, localizado em Wenzhou, na China. Com 339 metros de altura, o edifício é quase quatro vezes maior do que o Mjøstårnet.

+ Quais são os 10 maiores prédios do mundo?

“Os prédios em madeira ainda não atingem as alturas dos gigantes de concreto e aço, mas isso está longe de ser uma limitação técnica. O que ainda restringe essa escala são, principalmente, questões culturais, regulatórias e econômicas”, argumenta Cintia Valente, Sócia e CMO da Noah, startup brasileira que desenvolve empreendimentos comerciais e residenciais de madeira. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Moelven (@moelven)

Publicidade

Ela aponta que a madeira engenheirada ainda é um material relativamente novo no mercado da construção em larga escala e, por isso, enfrenta barreiras na atualização de normas técnicas, falta de familiaridade de incorporadoras e construtoras com seu uso, e desafios na cadeia de suprimentos.

+ Crise climática obriga construtoras a adaptar canteiros de obras

“No Brasil, por exemplo, temos abundância de matéria-prima e boas práticas florestais, mas ainda estamos consolidando a indústria local para mass timber em grande escala”, comenta. “Porém, temos um potencial enorme. É um País com floresta plantada certificada, tecnologia nacional e regulação avançando, temos a chance de liderar essa revolução”, acredita.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como tornar o banheiro mais seguro para idosos e evitar acidentes?

4 minutos de leitura
Imagem destacada

É possível comprar imóvel sem entrada?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Consolação: bairro atrai as mais diversas tribos urbanas

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Apartamento garden: vantagens e desvantagens

2 minutos de leitura