Aluguel

Confira as construtoras com lançamentos para quem mora sozinho

Em 2019 foram lançadas 15.808 unidades com um dormitório. A tipologia vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário paulistano

Por: Da Redação 11/05/2020 2 minutos de leitura
Procura por imóveis compactos cresceu cerca de 25% de janeiro a outubro de 2019, na comparação anual/ Foto: Getty Images

Publicidade

O número de pessoas que moram sozinhas no Brasil vem crescendo desde 2005. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2005 e 2015 houve salto de 10,4% para 14,6% em números absolutos. O dado representa aumento de 4,4 milhões de pessoas.

Ainda de acordo com a pesquisa de 2018 do IBGE, mais de 10 milhões de domicílios no País têm apenas um morador. Essa situação acaba pesando na decisão das construtoras, que apostam suas fichas no perfil de novos moradores e planejando lançamentos voltados para o público desacompanhado.

Números do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) mostram que os apartamentos com apenas um dormitório da capital paulista vêm crescendo. Em 2010 eram apenas 4.269 unidades. Já no último ano, em 2019, foram 15.808 lançamentos.

Os interessados nesta tipologia muitas vezes são pessoas que estão se consolidando financeiramente e que ainda sofrem com algumas instabilidades, como casais recém-formados ou jovens saindo de casa. Outro perfil atraído por esses imóveis é o investidor, que busca comprar a unidade para locação, aproveitando a procura elevada.

Publicidade

Construtoras

A empresa BenX, que faz parte do grupo Bueno Neto, passou a modificar sua  linha de empreendimentos, apostando nos compactos, com apartamentos de 35 m² e de até 2 dormitórios. De acordo o Secovi, em 2017 a construtora lançou três novos empreendimentos e vendeu mais de 900 unidades.

Outras companhias também estão seguindo essa mesma linha. É o caso da Odebrecht, que tem imóveis compactos entre 35 m² a 50 m². Segundo o diretor superintendente da empresa, Bruno Scacchetti, as vendas são satisfatórias, com predominância para investidores, que buscam a locação, executivos e também casais sem filhos.

Além disso, o Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP apurou que no ano de 2017, em São Paulo, houve crescimento de 91% nos lançamentos de unidades residenciais com até 45 m²: foram 5.808 unidades. Já em 2019, quase que triplicaram e chegaram a 15.808 apartamentos de 1 quarto entregues.

Em 2020 as construtoras seguiram a tendência, especialmente na grande São Paulo, já que a procura cresceu cerca de 25% de janeiro a outubro de 2019, na comparação anual. A empresa Vitacon está com dois projetos de um dormitório em construção na cidade. Um deles na Rua Antônio Marcondes, número 194, no bairro Ipiranga. O outro nos Jardins, na Rua Capote Valente, número 80.

Publicidade

Outra construtora que vem focando neste perfil é a Tibério, que está com um lançamento na Vila Mariana. Os apartamentos são de 31 m² até 36 m² e estão a 5 minutos do Shopping Pátio Paulista.  Além disso, tem terraços no alto de edifícios para convívio coletivo, com churrasqueira, piscina e lounge.

A Trisul também está com lançamentos na capital. Localizado na Avenida Professor Ascendino Reis, número 965, na Vila Clementino. Os imóveis são de 25 m² até 40 m², com até uma vaga uma garagem, três elevadores, piscina, bicicletário, lavanderia e coworking.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Cyrela cria gestora para investir além da incorporação residencial

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Mais de 60% dos brasileiros consideram se mudar nos próximos dois anos, indica pesquisa

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Brasil tem 3,5 mil imóveis com ‘selo verde’; veja vantagens das construções sustentáveis

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Quais são os bairros paulistanos que mais venderam imóveis em 2022?

1 minuto de leitura