Notícias

Home office e pandemia freiam construção de prédios corporativos

Aumento da taxa de vacância e expansão do trabalho híbrido reduzem apetite por novos projetos em São Paulo

Por: Circe Bonatelli e André Jankavski, O Estado de S.Paulo 31/01/2022 2 minutos de leitura
Avenida Paulista, na cidade São Paulo, com prédios empresários, o cartão postal da cidade.
Com cenário desafiador dos próximos meses, construtoras deverão ser mais cautelosas com relação aos lançamentos/ Crédito: Getty Images

Publicidade

A pandemia, claro, teve uma grande influência nisso: com o crescimento do home office e do trabalho híbrido, que viraram praticamente uma obrigação para as empresas continuarem operando nos últimos anos, muitas companhias perceberam que não era mais necessário manter tanto espaço reservado para as suas sedes e partiram para a devolução de parte dos imóveis. Esse fator foi preponderante para a taxa de vacância das cidades dispararem nesse período.

Em São Paulo, a situação é delicada. Após quase dois anos desde o início da pandemia, o setor imobiliário registrou uma área total de 663 mil metros quadrados devolvida por empresas, segundo levantamento feito pela consultoria Newmark a pedido do Estadão/Broadcast. Com isso, o total da área de vacância na cidade de São Paulo subiu para 25%, 8 pontos porcentuais acima do registrado no primeiro trimestre de 2020, de acordo com a consultoria JLL.

Porém, o cenário também fica complicado quando se analisa o volume de prédios corporativos entregues nos últimos anos – e a expectativa para os próximos anos. Em 2020 e 2021, foram entregues 16 prédios, que totalizam uma área de 409 mil metros quadrados. Como comparação, somente em 2018, foram entregues também 16 edifícios. Para os próximos anos, a situação não deve melhorar.

“Há oito prédios para ser entregues em 2022 com uma metragem baixa. E isso acontece porque há bastante estoque a ser absorvido”, diz Yara Matsuyama, diretora de locações de escritórios da JLL. A partir de 2023, o pé no freio das construções e entregas fica mais evidente: em 2023, são esperadas cinco entregas e, no ano seguinte, apenas uma. 

Publicidade

Existia a expectativa do mercado de que neste ano as coisas seriam diferentes, mas a variante Ômicron fez os casos de covid-19 explodirem e alcançarem os maiores valores de toda a pandemia. Isso fez com que diversas companhias atrasassem o retorno presencial. “Ninguém imaginava que fosse chegar a esse nível (de desocupação). É muita coisa”, afirma Mariana Hanania, diretora de pesquisa e inteligência de mercado da Newmark.

Devoluções

Seja por economia, seja por um ajuste aos novos tempos de trabalho híbrido, diversas empresas decidiram devolver os seus escritórios nos últimos dois anos. De acordo com um estudo realizado pela consultoria Newmark com 218 empresas, essas companhias reduziram, em média, 35% do tamanho de suas sedes. 

Só em 2021, os escritórios devolvidos somaram 390 mil m², o maior nível já registrado, superando até mesmo os 273 mil m² de 2020, quando a crise sanitária começou. 

Logo, a lista das companhias é grande. Segundo fontes de mercado, o campeão de entregas desde o começo da pandemia foi o Itaú Unibanco, com aproximadamente 60 mil m² cortados em vários endereços na capital paulista, como os prédios ITM Centro Empresarial (Vila Leopoldina), WTorre Nações Unidas (Pinheiros) e os Centros Administrativos Brigadeiro (Bela Vista) e WTorre (Pinheiros). 

Publicidade

Leia o conteúdo completo em:
https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,home-office-e-pandemia-freiam-construcao-de-predios-corporativos,70003964373 

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Boeing 737 se transforma em hotel de luxo em ilha da Indonésia

2 minutos de leitura
Imagem destacada

O que é a tecnologia BIM e por que usá-la nas obras

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Dia dos Namorados: casais moram juntos para economizar no aluguel

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Imóvel rural ou urbano? Conheça as diferenças na hora da compra

3 minutos de leitura