Aluguel de temporada

Descubra 5 cidades do Brasil que fazem você se sentir em outro país

Veja onde aproveitar o clima ameno, a culinária típica e a arquitetura europeia sem precisar atravessar o oceano

Por: Redação, Estadão 14/01/2023 3 minutos de leitura
turismo-brasil-europa
Do nordeste ao sul do Brasil, regiões são famosas por lembrarem a Europa/ Crédito: Getty Images

Publicidade

O sonho que muitas pessoas têm de viajar para a Europa vem sendo adiado por causa da desvalorização da moeda brasileira. É possível, no entanto, experimentar a culinária francesa, viver a cultura italiana e conhecer a arquitetura alemã sem sair do território nacional. Confira 5 cidades do Brasil que fazem você se sentir em outro país e te poupam a dor de cabeça de ter que pagar os gastos em euro.

Holambra, São Paulo

Conhecida como Cidade das Flores, Holambra fica a 130 km da capital paulista, mas parece muito mais. A começar pelo nome do município, que se assemelha à Holanda propositalmente – assim como a arquitetura das casas coloridas e outros aspectos que lembram bastante os Países Baixos.

A cidade foi construída por populações holandesas que migraram da Europa depois da Segunda Guerra Mundial em busca de melhores condições de vida. Não à toa, há referências à cultura original em vários pontos da região. O maior destaque fica por conta da extensa produção de flores. 

Holambra é famosa por promover eventos e diversas feiras temáticas que se relacionam com o mercado de flores/ Crédito: Getty Images

Com cerca de 15,6 mil habitantes, Holambra concentra aproximadamente 70% da comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil.

Publicidade

Blumenau, Santa Catarina

Localizado em um dos estados mais proeminentes do mercado imobiliário nos últimos anos, Blumenau parece um distrito alemão em território brasileiro. Entre os grandes atrativos da cidade estão os eventos que reverenciam a origem germânica e atraem moradores de todos os cantos do Brasil.

A Oktoberfest, por exemplo, é conhecida por ser o maior festival de cerveja das Américas e recebeu 90 mil pessoas em 2022. A festa, que acontece todos os anos no mês de outubro, faz parte da tradição local, mas começou na Baviera (Bayern), no sul da Alemanha. 

A cidade também possui regiões que se assemelham bastante ao país europeu, como o Parque da Vila Germânica, diversos museus que tratam da cultura alemã, a Rua XV de Novembro e o próprio Centro Histórico. 

Arquitetura das casas tradicionais e ruas, além da culinária, refletem a Alemanha em cada esquina da cidade/ Crédito: Getty Images

Guaramiranga, Ceará

Na serra do Ceará, a aproximadamente 100 quilômetros de Fortaleza, Guaramiranga é uma espécie de Suíça brasileira. Apesar de estar perto das praias, do calor e das paisagens cinematográficas do nordeste, a cidade cearense é famosa pelo clima ameno, pelas serras e pelas montanhas. 

Publicidade

Diferente dos outros municípios citados nesta lista, Guaramiranga não tem origem europeia. Essa reputação surgiu do ambiente rústico e por possuir características distintas das outras regiões do Estado. 

Guaramiranga fica no Ceará, mas particularidades fazem turistas lembrarem de países europeus/ Getty Images

Campos do Jordão, São Paulo

Basta dar alguns passos por Campos do Jordão para entender porque a cidade parece ser um pedacinho da Europa no Brasil. O município localizado na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, tem uma arquitetura marcante, com casinhas de tijolo e o uso da madeira em destaque, que lembra muito as cidades europeias. 

Porém, não são apenas os imóveis construídos com telhados grandes e reclinados que marcam o município. O clima frio e as regiões montanhosas também se assemelham ao estilo europeu. O cenário se soma à grande oferta de leitos, à culinária, às cervejarias e às redes de hospedagem que trabalham essa ideia para atrair turistas.

Clima frio e cenário bucólico de Campos do Jordão atrai turistas que querem visitar a Europa sem sair do Brasil/ Crédito: Getty Images

Gramado, Rio Grande do Sul

Na Serra Gaúcha, a 120 km de Porto Alegre, Gramado é um dos maiores pólos de turismo do Brasil. A popularidade da região se deve em grande parte às características europeias que se espalham por todos os cantos da cidade. Da arquitetura à culinária, é difícil não ser impactado pela influência dos colonos alemães. 

Publicidade

Quem visita a cidade no inverno ou no outono tem ainda mais motivos para lembrar desses aspectos europeus, por causa das temperaturas baixas e pelas flores coloridas que se destacam entre as neblinas formadas na cidade. Gramado foi povoada por descendentes de imigrantes alemães e italianos ainda no século XIX.

Gramado, no Rio Grande do Sul, é um importante pólo turístico do País e se destaca pela influência europeia/ Crédito: Getty Images

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Construção civil na pandemia: 25% de afastamento e 60 dias sem óbitos

9 minutos de leitura
Imagem destacada

Descubra como é a luminária ideal para cada ambiente da casa

6 minutos de leitura
Imagem destacada

Descubra o motivo da recusa no cadastro para o Minha Casa Minha Vida

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Veja como criar um ambiente propício para fazer exercícios em casa

4 minutos de leitura