Barra Funda: zona oeste acessível e estratégica
Bem atendido por metrôs e trens, o bairro tem universidade, parque, shopping e vida noturna intensa
Publicidade
Não é de hoje que a Barra Funda tem uma forte relação com a linha férrea. Foi por intermédio dela que anos atrás o distrito se desenvolveu, após a inauguração da Estação Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1875, que escoava a produção de café para o Porto de Santos.
Mais de 100 anos depois, a mobilidade continua sendo o forte da região. A estação Palmeiras-Barra Funda dá acesso às linhas 3-Vermelha do metrô e as linhas 7-Diamante e 8-Rubi, além do Terminal Rodoviário Urbano, que transportam milhares de pessoas todos os dias e facilitam o acesso dos moradores a outras regiões da cidade. O metrô estima que só a estação Palmeiras-Barra Funda receba pelo menos 355 mil passageiros diariamente.
Preço
Segundo a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), de novembro e dezembro de 2018, o metro quadrado na Barra Funda custava em média R$ 4.500.
Publicidade
Educação
A Barra Funda é a localização de um grande centro universitário, a Uninove, que fica do lado da estação de trem. Também ficam no bairro a Escola Estadual Doutor Alarico Silveira, a E.E. Pedro II e a E.E. Conselheiro Antônio Prado, bem como a Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Figueiredo Amaral. E as escolas particulares Instituto de Educação São Gonçalo, Colégio Boni Consilli e o Colégio Américas.
Saúde
Os moradores da Barra Funda podem contar com a Unidade Básica de Saúde e a Assistência Médica Ambulatorial Boraceia, o Centro de Saúde Escola Barra Funda, e o Pronto Socorro Municipal Barra Funda – Álvaro Dino de Almeida. Há ainda os hospitais particulares nos bairros vizinhos Perdizes e Pompeia, como o Hospital São Camilo, e uma unidade do Hospital Albert Einstein.
Publicidade
Lazer
O Memorial da América Latina é uma das principais atrações da Barra Funda. É um centro cultural, político e de lazer projetado por Oscar Niemeyer. No local há o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, o Centro de Estudos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Anexo dos Congressistas, o edifício do Parlamento Latino-Americano e o Auditório Simón Bolívar. Além do Memorial, o bairro também tem a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, localizada na rua que também leva o nome do escritor, e o Theatro São Pedro, próximo ao metrô Marechal Deodoro, palco de apresentações de música clássica e popular, sobretudo ópera e orquestras de câmara.
A Barra Funda é local tradicional do samba paulistano. Duas escolas de samba ficam na região: a Camisa Verde e Branco e a Mancha Verde, que foi campeã do Carnaval 2019. Já o Parque da Água Branca atende quem procura um lugar verde para caminhar, correr e passear com as crianças ou com o animal de estimação. Dentro do parque é possível frequentar a feira de alimentos orgânicos, eventos especiais e aulas particulares de equitação.
O bairro ainda abriga bares e casas de show. O tradicional Villa Country, por exemplo, é um espaço temático, cuja construção em madeira proporciona a sensação de Velho Oeste, com restaurante, bar, boate e lojas. A Barra Funda tem ainda diversas opções de locais que recebem shows, eventos sociais, corporativos e feiras. Espaço das Américas, o Via Matarazzo e a Estação Marquês são amplos e contam com infraestrutura adaptável. Já a Audio é uma casa de shows para 3.000 pessoas, com pista de dança, bar e lanchonete.
Publicidade
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis