Notícias

CDHU renegocia dívidas de mutuários inadimplentes

É possível regularizar a dívida pelo site da companhia, pelo Alô CDHU e nos postos de atendimento

Por: Da Redação 16/07/2019 2 minutos de leitura
A partir da terceira prestação atrasada o mutuário pode perder sua moradia/ Foto: iStock

Publicidade

Quem pegou empréstimo e não conseguiu quitar agora pode aproveitar a campanha ‘CDHU em Dia’ para renegociar o débito do financiamento habitacional. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão vinculado à Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo, os devedores contam com condições especiais de parcelamento e quitação de dívidas.

Dentre as condições oferecidas para facilitar o acordo estão a isenção de juro e mora para quem pagar integralmente o débito, isenção de entrada para quem deve até 11 prestações e ainda não fez acordo com a CDHU, pagamento de entrada no valor de apenas uma parcela para quem já tem acordo anterior e descontos entre 5% e 10% do valor total do débito para aqueles com dívida a partir de 12 e com mais de 36 prestações em atraso, respectivamente.

O objetivo da campanha é reduzir os índices de inadimplência da Companhia, ao mesmo tempo evitando ao máximo os riscos de perda do imóvel pelos mutuários. Os dados sobre descumprimento vêm apresentando queda progressiva no último período, graças aos esforços para negociação e recepção dos atrasados.

“Em 2018, 22.767 pessoas se beneficiaram das campanhas de renegociação e condições especiais de parcelamento de dívidas oferecidas. Foram feitos 15.784 acordos, dos quais foram repactuados R$ 42,7 milhões em atrasados, e outras 6.983 renegociações com a repactuação de dívidas no montante de R$ 58,3 milhões”, conta Martin Banhos Navarro, superintendente de finanças e controle da CDHU.

Publicidade

Inadimplência

Atualmente, os mutuários inadimplentes – com mais de três prestações em atraso – em todo o Estado totalizam 56.777, equivalentes a 19,05% dos contratos ativos. A retomada do pagamento das prestações pelos mutuários em atraso contribui diretamente para alavancar a produção de novas unidades habitacionais de interesse popular. Segundo a Companhia, apesar do cenário de crise financeira que abate o País, a CDHU vem diversificando e flexibilizando as condições e os canais para pagamentos de prestações em atraso.

De janeiro a maio deste ano, a inadimplência caiu 0,29 pontos percentuais. Se a comparação for feita em relação a maio do ano passado, a redução foi de 2,4 pontos percentuais. Entretanto, vale destacar que o montante de valores recebidos de prestações em atraso em maio foi 8,7% maior do que em janeiro deste ano.

Os mutuários podem fazer acordos no site www.cdhu.sp.gov.br ou pelo Alô CDHU, no telefone 0800 000 2348. Além destes canais, é possível regularizar a inadimplência nos postos de atendimento e escritórios regionais da Companhia, que podem ser consultados no link http://bit.ly/2XEw7LJ, pelo aplicativo da CDHU para celular e nas unidades móveis que estão visitando os conjuntos com mutuários inadimplentes.

O atendimento presencial exige que o mutuário leve documento oficial com foto e uma prestação para identificar o número da conta.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Pessoas acreditam que imóveis estão mais baratos, diz pesquisa

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Loft não fica só no ‘apê’ e entra na compra e venda de casas

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Fórum Incorpora finaliza evento com presença do ministro da economia Paulo Guedes

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Papel de parede para banheiro: tire suas dúvidas sobre o assunto

2 minutos de leitura