Decoração, reforma e construção

Como escolher um bom sofá para assistir TV

Assento precisa ser prático e o mercado oferece boas opções com tecnologia impermeável e cores modernas. Confira!

Por: Da Redação 15/01/2021 2 minutos de leitura
Existem os laváveis e impermeáveis, mesclados ou mais escuros/ Foto: Getty Images

Publicidade

Se existe um local que passamos a reparar com mais atenção na pandemia é na nossa casa. E isso inclui os móveis que temos nela. Quando falamos em conforto, ter um bom sofá para assistir televisão é fundamental, pois é nele que relaxamos acompanhando notícias, assistindo jogos, filmes, novelas ou séries.

A designer de interiores Raquel Braga ressalta que, para escolher um móvel aconchegante, é preciso analisar o espaço, como a distância entre o mobiliário e o televisor, o número de pessoas que vivem no local e os hábitos de cada um. “O sofá do ambiente doméstico pede um design que incline o corpo. Ele precisa abraçar, acomodar bem as costas e possibilitar movimentos confortáveis para um filme, uma série ou programa mais longo”, ressalta a profissional.

“Sempre sugiro os modulares, com design reto, braços mais largos e com almofadas de encosto com rolinho atrás. A modulação é bem democrática e fácil de aplicar em situações que pedem tanto mobílias retas quanto em L. Prefiro assentos mais baixos, entre 38 e 40 centímetros e mais profundos, cerca de um metro e dez para acomodar o corpo mais inclinado.” Na busca por unir um bom design que seja elegante e confortável, alguns modelos se sobressaem na proposta.

“Os modelos em L modulares já estão presentes no mercado há algum tempo e conquistaram seu lugar. Eles foram bem trabalhados e tornaram-se referência. Temos até a variação de alguns módulos sem encosto para integrar ambientes ou simplesmente para dar um charme mais leve para o espaço”, conta Raquel. Outra tendência são os sofás motorizados, cujo assento é retrátil. Há opções com inclinação de encosto e até massagem!

Publicidade

Outras características importantes

Existem os laváveis e impermeáveis, mesclados ou mais escuros. Para quem não quer investir tanto e tem uma decoração mais despojada, pode optar por uma lona amaciada. Outra possibilidade é apostar na capa para lavar em casa mesmo. Para isso, o tecido precisa ser pré-encolhido e de boa procedência, como a sarja da JRJ Tecidos.

O uso sofá é para deixar o telespectador à vontade, sem medo de deitar-se, apoiar os pés e comer uma pipoca. Então, é preciso ser prático e o mercado oferece boas opções com tecnologia impermeável e repelente de água que protege 100% contra manchas molhadas. “A Quaker Decor, por exemplo, tem tecidos belíssimos repelentes a sujeira e líquidos. A Regatta tem o ultrasued, fácil de limpar”, alerta Raquel.

Por fim, a profissional aconselha “analisar bem a composição do tecido. Algumas lojas de sofás já oferecem o tecido no momento da compra, mas eles costumam ser 100% sintéticos, com fios não tão resistentes que inibem a troca de calor do usuário com o ambiente. Para evitar desconfortos, é sempre bom conferir a composição.”

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como criar um sistema de captação de água da chuva

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Modelos de estadia flexível atraem hotéis e viram opção para driblar a crise no setor

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Dia das crianças: como decorar sua casa para os pequenos

4 minutos de leitura
Imagem destacada

3 razões para trocar o apartamento por um condomínio de casas

2 minutos de leitura