Aluguel

Vantagens e desvantagens de alugar uma casa de fundo

Mais distante do barulho da rua e com os custos mais baixos, a casa localizada no interior do terreno pode ter vantagens em relação aos imóveis mais próximos à via

Por: Da Redação 14/10/2020 2 minutos de leitura
O principal atrativo de quem procura uma casa de fundos está relacionado ao valor da locação, que costuma ser menor quando comparado a uma residência padrão/ Foto: Getty Images

Publicidade

A ideia não é bem vista por todos, mas morar em uma casa de fundos é uma realidade muito comum no Brasil, um País que enfrenta problemas de moradia. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o déficit habitacional atingiu 7,79 milhões de moradias em 2019.

Portanto, seja dividindo o terreno com os pais, parentes, amigos ou locatários interessados, este tipo de residência possui vantagens atrativas. No entanto, é importante estar ciente que também existem algumas questões que tornam esta escolha uma opção desvantajosa em alguns casos. Confira.

Principais vantagens de alugar uma casa de fundo

Menor custo – Sem dúvidas, o principal atrativo de quem procura uma casa de fundos está relacionado ao valor da locação, que costuma ser menor quando comparado a uma residência padrão. Ele faz com que a escolha seja uma opção para quem quer cortar custos, casais que estão começando a vida a dois e, até mesmo, pessoas mais jovens, que estão saindo da moradia dos pais.

Publicidade

Menos barulho – As áreas mais movimentadas dos centros urbanos contam com uma poluição auditiva desagradável, o que atrapalha não só na hora de dormir, mas também durante o dia, principalmente quando se trabalha em casa. Esse problema que é minimizado em uma unidade de fundo, devido à barreira física realizada pela propriedade principal.

Mais privacidade – Embora este ponto não se aplique em todos os casos, quando o projeto é bem realizado, a moradia dos fundos tende a apresentar mais privacidade para quem reside no local, pois isola bem o ambiente da rua e, muitas vezes, da casa da frente.

Principais desvantagens de alugar uma casa de fundos

Falta de garagem – as moradias de fundo normalmente não contam com garagem, já que este espaço costuma ser dedicado à casa da frente. Para quem possui um automóvel, lhe restam as opções de procurar uma vaga para estacionar na rua ou dispor de um valor extra para alugar uma garagem na vizinhança.

Menos espaço esses imóveis costumam dispor de espaços mais estreitos, já que não foram pensadas e estruturadas no projeto inicial da residência da frente. Isso implica na redução do conforto para famílias maiores ou pessoas que possuem pets e muitos móveis, por exemplo. Uma boa alternativa para esse problema é investir em um mobiliário planejado, que otimiza os cômodos.

Publicidade

Paisagem Esta questão pode ser um inconveniente, já que a casa de fundo pode ter uma visão limitada da rua, estar cercada por muros ou ter vista penas para uma área interna, como um quintal. Para quem gosta de abrir as janelas pela manhã, observar o movimento e ter acesso à vizinhança, a falta de amplidão pode ser um problema.

Quem pensa em optar por esse modelo de residência, deve pesar os prós e contras e procurar um local que se adeque às condições dos futuros moradores. Nessa hora, vale consultar um corretor para ajudar na procura.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

O que é o overturismo e como ele reforça a especulação imobiliária?

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Justiça suspende revisão do Plano Diretor de São Paulo

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Empresas de leilões online registram aumento nas vendas

2 minutos de leitura
Imagem destacada

5 dicas para escolher o apartamento dos seus sonhos

3 minutos de leitura