Investir em Imóveis

Quais são os tipos de financiamento imobiliário mais vantajosos para investidores?

Cada financiamento depende do perfil do investidor. É necessário avaliar aspectos do patrimônio e do próprio imóvel para fazer a melhor escolha

Por: Da Redação 28/04/2020 3 minutos de leitura
No contexto atual de juros baixos, até para quem dispõe do valor total para a compra do imóvel pode ser vantajoso contratar um financiamento/ Crédito: Getty Images

Publicidade

A compra de um imóvel envolve muito mais do que o preço envolvido no negócio. Para muitos, a realização do sonho da casa própria contempla aspectos pessoais como a localização no bairro onde vivem os pais ou a proximidade com as melhores escolas para os filhos. Para outros, trata-se de um investimento que, cedo ou tarde, precisa trazer retorno financeiro.

Do ponto de vista do investidor, a primeira pergunta a ser feita é: a compra de um imóvel é, de fato, o melhor investimento? “A discussão é complexa”, diz Rafael Sasso, cofundador da plataforma de comparação de taxas Melhortaxa. “Depende do capital do investidor e do que ele quer: por exemplo, se busca rentabilizar com o aluguel ou com a revenda”, completa.

A lista de aspectos que devem entrar na conta inclui o estudo sobre a valorização do bairro, os preços comparativos de metro quadrado na cidade, o custo dos impostos, a margem de risco em caso de vacância ou mesmo por sofrer calote do inquilino. E mais importante ainda: uma boa negociação com o vendedor. “O contexto atual está mais propício para conseguir um bom negócio”, analisa Caio Carra, cofundador e COO da plataforma digital de crédito imobiliário CredHome.

Caio explica que, diante da desaceleração da economia, as incorporadoras precisam de capital de giro para manter a saúde financeira e, ao mesmo tempo, estão com o estoque de imóveis cheio. Isso se soma a um ambiente de taxa de juros baixa – de acordo com levantamento da Melhortaxa, a média brasileira no financiamento imobiliário é de 7,5% ao ano.

Publicidade

“Os investidores estão voltando ao mercado imobiliário”, afirma. “Quem tem capital para isso consegue descontos superiores a 20% na compra”, conclui Caio. Ou seja, em termos gerais, o momento é bom para quem quer comprar.

Perfil de investimento

No contexto atual de juros baixos, até para quem dispõe do valor total para a compra do imóvel pode ser vantajoso contratar um financiamento. Uma vez que os juros podem ser negociados a taxas até inferiores a 7,5% ao ano, manter parte dos ativos em investimentos de maior liquidez é uma boa estratégia. O perfil do investidor é que irá determinar qual é o modelo de aquisição mais adequado. 

Para quem goza de estabilidade econômica – por exemplo, quem recebe renda de outros ativos e/ou tem baixo ou zero risco de demissão –, mas tem menos capital para investir, o financiamento tradicional (composto de juros + taxa referencial, atualmente zerada) ou o financiamento fixo (cuja taxa está em torno de 8% a 9%, mas não aumenta nem diante de um quadro de Selic e/ou inflação altas) é mais interessante. 

Já para o comprador que tem patrimônio de alta liquidez e é capaz de aumentar o investimento quando necessário, a melhor escolha é a linha de crédito composta da somatória de juros (neste modelo de financiamento, a Caixa chega a taxas de 2,95%) + Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A inflação acumulada dos últimos 12 meses foi de 3,3%. Ou seja, hoje, este investidor pode conseguir uma taxa total inferior a 6,5%.

Publicidade

O problema deste formato é a volatilidade da economia brasileira. Caso a inflação ultrapasse os 6% ao ano, esta linha de crédito já se torna menos competitiva. Neste caso, o investidor deve aportar seu capital para adiantar o pagamento do imóvel.

Outras formas de investir no mercado imobiliário

Para o investidor que acredita que o mercado imobiliário é uma boa aposta, mas não tem capital suficiente para a compra de um imóvel ou não está apto a encontrar um bom negócio, existe um outro formato atraente: fundos imobiliários.

Funciona assim: você compra uma cota de um fundo imobiliário que investe em um novo condomínio, loteamento, shopping, centro empresarial ou qualquer outro empreendimento similar. A administração do fundo faz a gestão dos recursos e, conforme o negócio gera lucro, ela remunera seus participantes com dividendos proporcionais ao resultado obtido e ao tamanho de sua cota – há cotas disponíveis por menos de R$ 5 mil.

“Geralmente, esses fundos têm liquidez e expõem o investidor a menos riscos”, explica Rafael Sasso. “Por outro lado, é cobrada taxa de administração, que pode ser alta”, conclui.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Confira nossas

WEBSTORIES

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como declarar imóveis no imposto de renda 2024?

17 minutos de leitura
Imagem destacada

Conheça as vantagens e desvantagens de comprar uma casa pré-fabricada

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Governo vai permitir que um mesmo imóvel seja usado em mais de uma operação de crédito

3 minutos de leitura
Imagem destacada

O que valoriza uma rua? Especialistas explicam

2 minutos de leitura