Notícias

Saiba como fazer pequenas reformas em casa durante a quarentena

Seja por estética ou necessidade, alguns serviços podem ser feitos por conta própria – ou com um especialista remoto

Por: Ana Lourenço, O Estado de S. Paulo 15/05/2020 4 minutos de leitura
Com um pouco de empenho, aprender a fazer reparos em casa pode ser uma aventura divertida/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Talvez seja por passar mais tempo em casa e, assim, usar mais os seus “equipamentos”; ou talvez seja o tédio e a tendência de achar defeito em tudo. Mas quem, nesta quarentena, não quis fazer alguns pequenos reparos na casa, seja por necessidade ou estética?

Há diversos vídeos de tutoriais na internet que ajudam a se aventurar por conta própria. Com o isolamento social, empresas como Triider e GetNinjas também passaram a oferecer serviços remotos durante o confinamento. “O cliente pode filmar como está a reforma dele, mandar o vídeo para o profissional e ele ajuda a solucionar o problema”, explica o CEO do GetNinjas, Eduardo L’Hotellier. “É uma demanda supernova, mas o feedback inicial é positivo.” Os serviços a distância são para reparos simples.

Para tentar a sorte sozinho é preciso paciência, boa vontade e um kit de ferramentas, com furadeira, lixa, fita métrica, alicate, martelo e chave de fenda. Assim como equipamentos de segurança: máscara e óculos de proteção.

Base. Antes de se aventurar, é importante relembrar alguns pontos. Caso você tenha a planta hidráulica da sua casa, fique com ela em mãos. Às vezes, até pendurar um quadro pode estourar canos importantes. Aliás, na parte hidráulica, não mexa em nada relacionado ao fluxo de água constante. “Na pia, por exemplo, existem duas peças – o flexível e o sifão. Quando trocamos sem ajuda especializada, trocamos o sifão. No flexível, não mexemos”, alerta Cleyton Brito, prestador de serviço da TempoTem.

Publicidade

Móveis. Envernizar é ótima opção para revigorar objetos de madeira. Para isso, passe a lixa no objeto por inteiro; depois, retire o pó com um pano úmido; e, só então, passe o verniz com um pincel. O mais indicado é o produto do tipo marítimo, incolor. “Caso tenha buracos no seu móvel, uma dica é pegar o pó que saiu do lixamento e misturar em um pote com cola de madeira até virar uma pasta. Isso vai garantir um acabamento perfeito, pois a cor vai ser idêntica à do móvel”, sugere David Alves, funcionário da empresa de ferramentas Black+Decker.

Outra técnica é a pátina, que deixa as peças com cara envelhecida. Lixar é uma das partes mais importantes – e trabalhosas. Após deixar todo o móvel lixado, aplique a tinta branca, que será o fundo, e só então a cor escolhida para ganhar destaque. “Indico a tinta à base de água, pois é mais fácil de limpar o chão, os pincéis e até a pele”, diz Alves. Depois que a tinta secar bem, lixe novamente o móvel. As cores vão se misturar, dando o aspecto envelhecido.

Lembre-se de que madeira é diferente de MDF (e atente-se ao seu tipo: cru ou laminado). No primeiro caso, é possível pintar o móvel. Já no segundo, não há o que fazer, pois ele já tem uma cor própria. “Uma das soluções para esse caso é o envelopamento”, indica Alves. Para isso, opte pelo seu padrão favorito e cole, com cuidado, no móvel (limpo e seco). Se notar bolhas, fure com um alfinete.

Parede. É simples arrumar buracos de quadros ou estantes. Com uma espátula, passe massa corrida no local até preencher o buraco. Deixe secar por pelo menos três horas e, depois, com uma lixa fina, faça o acabamento. Em seguida, a parede já está pronta para ser lixada novamente. Se o furo for muito pequeno, tampe com pasta de dente branca. O resultado fica imperceptível.

Publicidade

Aqui, é possível optar por uma reforma total, mudando as cores e os desenhos da parede, ou apenas por repintar o local reparado. Para a segunda opção, utilize tinta fosca. “Ela não mostra tanto as imperfeições quanto uma tinta acetinada. A gente indica para os pintores de primeira viagem”, explica a arquiteta Júlia Varon, do escritório Forma 011.

Para o caso de desenhos, utilize fita crepe comum. “O importante é a espessura dela. A de 5 cm é a mais grossa, e evita erros. Sempre a deixe muito bem esticada na hora de pintar e nunca tire logo depois. É preciso ter paciência”, recomenda.

É possível também comprar papel de parede pela internet, e até texturas já prontas. As peças adesivas são de fácil aplicação, mas é necessário atenção para medir a parede antes de pedir online. “Nesse momento, a fita métrica vai ser sua melhor amiga”, indica Isabela Caserta, designer de produto da MadeiraMadeira.

Por causa de um vazamento, a organizadora de eventosBettina Galloneteve de pintar novamente sua parede. “Eu moro com a minha mãe, que é uma pessoa de grupo de risco, e não vão entrar terceiros na minha casa. Então, decidi arriscar”, diz ela, que teve de refazer a primeira tentativa de pintura, pois ficou manchada.

Publicidade

Confira essas e outras dicas em https://emais.estadao.com.br/noticias/casa-e-decoracao,saiba-como-fazer-pequenas-reformas-em-casa-durante-a-quarentena,70003297594

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Você sabe quais são os tipos de espumas para sofás?

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Veja como fazer a inscrição no programa Minha Casa Minha Vida

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Reformas internas em imóveis têm boom com isolamento social

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Como construir uma moradia sustentável?

2 minutos de leitura