Para quem vai investir em um apartamento ou casa, o leilão de imóveis é uma alternativa, porque possibilita adquirir imóveis a um custo mais baixo. Além dessas propriedades, há terrenos em área urbana ou rural, galpões, prédios comerciais e lojas que são leiloados. “Os preços chegam a ser 40% menores dos que os que estão no mercado”, diz o economista e advogado Bence Pál Deák, especialista em direito imobiliário.
Tipos de leilão
Existem dois tipos de leilão de imóveis, os judiciais e os extrajudiciais. “O judicial acontece quando alguém deixa de pagar uma dívida e por isso tem os bens penhorados pela Justiça, perdendo a posse de suas propriedades, que serão leiloadas”, diz Bence Pál Deák.
Os extrajudiciais são feitos por bancos e outras organizações financeiras. O motivo é o mesmo: o não pagamento de uma dívida do antigo proprietário.
Os leilões podem ser on-line e presencial. Em alguns casos, são as duas coisas juntas – os interessados presentes disputam os imóveis, em condição de igualdade, com quem participa pela internet.