Apartamento garden: o que é e quais as vantagens?
Algumas unidades são entregues com churrasqueira, ducha e até piscina, valorizando o imóvel
Publicidade
Um apartamento garden, também conhecido como jardim privativo, consiste em unidades térreas com possíveis quintais, piscinas, jardins e até aparelhos específicos de lazer. O conceito surgiu para valorizar a tipologia, que, geralmente, custa menos do que os imóveis de pisos superiores, principalmente por conta do barulho e da possível falta de privacidade. De acordo com a estimativa do gestor da Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, Jomar Monnerat, o conceito valoriza de 10% a 15% as propriedades.
“É uma tipologia que atrai muitos interessados. Nós possuímos dois empreendimentos no Rio de Janeiro, um na zona sul e outro na zona norte, em que estas unidades foram comercializadas rapidamente. No empreendimento Tijuca AllWays, que lançamos no ano passado em parceria com a Balassiano Engenharia, as primeiras unidades vendidas foram as coberturas e, em seguida, os Up Garden, como chamamos os apartamentos com jardim”, conta Jomar.
Este conceito de moradia lembra muito uma casa, o que o torna mais aconchegante até mesmo para receber visitas, por exemplo. Por isso, geralmente, o perfil de quem busca o modelo são famílias compostas por crianças e animais de estimação, que encontram um ambiente mais amplo e cercado de ar livre para os momentos de lazer.
Vantagens
Lazer
Quem nunca sonhou em ter um espaço para receber os amigos para um happy hour, a família para um churrasco de domingo ou festejar uma data comemorativa com pessoas queridas na residência? Essas unidades com jardins privativos viabilizam reuniões ou pequenos eventos sem medo da falta de espaço. Além disso, alugar outros locais ou ficar preocupado com a agenda de salões de festas do condomínio não será mais um problema.
Publicidade
Diversão
Vale destacar que para as crianças e os animais de estimação há espaço suficiente para que eles brinquem e não precisem ficar presos dentro de casa. Além de quintal privativo, algumas unidades são entregues com churrasqueira, ducha e até piscina.
Segurança
Além do refúgio dentro da própria residência, é importante ressaltar que o interesse por apartamentos térreos que apresentam áreas livres está aumentando, por causa da segurança do local privativo. O espaço extra serve para os pequenos se divertirem com conforto, sob a vigilância dos pais.
“Isto porque o garden é um apartamento tipo casa: as pessoas utilizam para ter um lazer ainda mais exclusivo e é excelente para quem tem pets. O modelo está em alta e vende mais rapidamente nos lançamentos. Na zona sul do Rio, a unidade também tem atraído os projetos de alto luxo em bairros como o Leblon. O plus do terraço acaba quebrando o paradigma do primeiro andar”, afirma José Conde Caldas, presidente da Construtora Concal.
Privacidade e conforto
Um dos principais apuros de quem mora no primeiro andar é a falta de privacidade. A área presente nas construções gardens, com um projeto de decoração adequado, pode representar um ambiente privado e mais tranquilo, apartado do hall de entrada do prédio e do barulho externo.
Publicidade
Valorização
A valorização do imóvel é um dos destaques da tipologia. Sem a área extra, as unidades térreas demoram mais para vender, mesmo sendo mais baratas. No entanto, o barulho, a baixa incidência da luz solar, pouca corrente de ar e os problemas estruturais, já que são a base do prédio e por isso sofrem mais com problemas na estrutura e infiltrações, são fatores que incomodam. Porém, como algumas construtoras têm aproveitado a cobertura de espaços do térreo, como do salão de festas ou de jogos, para ampliar o espaço residencial no primeiro andar, o modelo passou a chamar a atenção de compradores que querem morar ou mesmo investir.
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis