O verão ficou para trás, mas passei a maior parte do último final de semana agachada nas sebes, capinando e adubando, imaginando porque eu ainda estava lá quando as folhas das árvores já começam a ficar amareladas e laranjas. Os dias podem estar ficando mais curtos, mas meu jardim continua me chamando de volta, exigindo minha atenção, lembrando-me que o abandonei durante a maior parte de agosto.

Leia mais:
Lidando com a ressaca da bagunça
Qual é a melhor espécie de planta para você? 
Conheça as inovações do mercado de loteamento imobiliário

“As pessoas voltam das férias de verão e ficam tipo ‘Oh meu Deus, meu jardim está uma bagunça'”, conta Sera Rogue, proprietária do Red Fern, um estúdio de jardinagem e paisagismo no Brooklyn. “O outono é um ótimo momento para colocar as coisas de volta em seu lugar.” Em outras palavras, as colheitas de outono não são apenas para os agricultores, são para nós, proprietários negligentes também.

Antes de prosseguir, devo confessar: não ignorei meu jardim apenas em agosto. Eu o ignorei durante a maior parte do verão. Quando setembro chegou, eu tinha grandes aspirações de adicionar novos canteiros de flores e talvez uma horta. Mas nada disso aconteceu e em março me vi olhando para um jardim com ervas daninhas e perenes carrancudas precisando desesperadamente de um corte de cabelo.

Eu sei que labutar no solo pode ser gratificante. Alguns anos atrás, por exemplo, plantei dezenas de narcisos e bulbos de jacinto em meus canteiros de flores, cavando pequenos orifícios e enterrando as bolas caseiras. Seis meses depois, e toda primavera desde então, eles brotam amarelos, rosas e brancos agradecendo por todo trabalho duro.

Se conversar com paisagistas e jardineiros, eles dirão que o outono é a melhor época do ano para o jardim. Os dias são mais frios, as plantas estão maduras e as perenes estão à venda. “O final do verão e início do outono é o meu momento favorito no jardim”, diz Jan Johnsen, paisagista e autor de “Gardentopia: conceitos básicos de design para criar belos espaços ao ar livre”. “Literalmente, tudo volta à vida.” (Ele não estava exatamente morto antes, mas o calor intenso do verão certamente pode fazer a folhagem murchar.) Mas pode ser difícil começar. Tornar o jardim vivo nesta época do ano é dividir o trabalho em pitadas digestíveis.

Anuais e perenes

Comece pela parte divertida: flores e ervas. Seja criativo com esses vasos de cerâmica da varanda. Os mercados de agricultores e os centros de jardinagem estão cheios de flores anuais de outono. Pegue alguns repolhos e couves ornamentais. Para uma aparência de país francês, misture-os com ervas como alecrim, lavanda e orégano em flor. Dê um toque inesperado com o eucalipto para adicionar aroma e textura. “Vá além do que comprar uma planta grande da Home Depot”, explica Rogue. “Você pode ser um pouco mais ousado.”

O outono também é um bom momento para escolher plantas perenes. Isso dá às raízes uma estação de crescimento antes que o solo congele e uma chance de despertar na primavera fresca antes do primeiro verão. Plante algumas flores de outono, como anêmonas japonesas ou lírio-sapo japonês. “Um nome terrível, mas parece uma orquídea”, ressalta Johnsen sobre o lírio-sapo que se sai bem na sombra, um privilégio para qualquer pessoa que, digamos, seja um arenito sombrio do Brooklyn. Outra opção bonita: baga da beleza. Cresce cerca de 90 centímetros a um metro e meio de altura e tem cachos de bagas brilhantes e iridescentes que pendem dos galhos.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Antes de comprar um novo arbusto ou árvore, pense em quão grande ele pode ficar. Você não deseja carregar uma sempre-viva pesada até sua varanda apenas para ela começar a crescer fora do vaso em três anos. Ou plantar um pequeno azevinho na frente de casa e depois descobrir que bloqueou toda a luz da sala. “A maioria das pessoas tem espaços pequenos, então pense na verticalidade do seu espaço”, ensina Todd Haiman, paisagista de Nova York, sugerindo que os proprietários evitem plantas grandes e espessas que possam sobrecarregar um jardim apertado.

Podar e preparar

Dê às plantas existentes uma poda gentil. Sério, não exagere. Se você enlouquecer nesta época do ano – uma tentação difícil de resistir se você já enfrentou essas sebes superdimensionadas – corre o risco de cortar todos os brotos e matar qualquer esperança de florescer na próxima primavera. Em vez disso, dê a seus arbustos um corte leve.

Quando terminar, adicione composto e uma fina camada de cobertura. Pense nisso como um cobertor para as raízes dormirem durante o inverno. Para vasos de plantas que ficarão do lado de fora em um terraço ou varanda durante todo o inverno, empurre-os contra uma parede para protegê-los do vento e enrole o fundo em estopa para isolamento.

Fotografe sua folhagem para ajudar a lembrar o que você tem e onde a sombra fica. Depois que as folhas caem, pode ser difícil lembrar como era antes. “Você esquece o tamanho da vegetação e, quando chega a primavera, sai plantando”, diz Johnsen. “Esse é um grande problema.”

Pense grande

Sentindo-se ambicioso? Por que não enfrentar um projeto importante como um novo pátio ou uma fogueira de pedra? Ou que tal uma revisão geral do seu paisagismo? Serviços online como Landstylist e iScape podem ajudar, projetando seu jardim mediante taxa. O Landstylist, com sede na cidade de Nova York, cobra entre US $ 200 e US $ 350, dependendo do nível de complexidade do projeto.

Uma opção mais cara é o Yardzen, um serviço de design de paisagem online com sede em Mill Valley, Califórnia, que, por cerca de US $ 1.500, fornecerá imagens tridimensionais da frente e do quintal, além de um modelo baseado em fotos, vídeos e imagens de satélite da sua propriedade. Atualmente, a empresa opera na Califórnia e no Texas, com planos de expansão para Nova York e Washington no próximo ano.

Allison Rhodes Messner, que, com seu marido Adam Messner, fundou a Yardzen, diz que os clientes costumam projetar no outono. “Às vezes é mais fácil seguir a programação. Nesta época do ano as coisas estão desacelerando.” Quanto a mim, encontrei inspiração no clima mais frio, alinhando meus degraus da frente com pimentas amarelas e celósia roxa. Terminei de plantar meu jardim e podei meus arbustos em formas respeitáveis. Minhas aspirações são modestas, mas já estou me entusiasmando o suficiente para substituir a hortênsia mastigada durante o verão por uma alternativa mais agradável. Pode não ser o ano em que meu jardim canta, mas pelo menos não parecerá mais uma reflexão tardia.