O nome Tucuruvi  é de origem tupi-guarani e significa “gafanhoto verde”, inseto que era encontrado nas fazendas da região. O território tem um dos melhores climas da cidade por causa da proximidade com a Serra da Cantareira. E fica a apenas 6 quilômetros do centro da capital.

Graças à chegada do metrô, o bairro abriga uma rede de comércios e serviços bastante completa. É possível encontrar com facilidade farmácias, restaurantes, agências bancárias, bares, escolas, supermercados e lojas dos mais variados segmentos.

Preço

O Tucuruvi é predominantemente residencial, mas com movimentação comercial. O metro quadrado custa em média R$ 4.500, segundo dados do Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis de São Paulo (Creci-SP). As informações foram retiradas da Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) de novembro e de dezembro de 2018.

Mobilidade

Até 1966, o único meio de se chegar ao local era pelo tão famoso Trem da Cantareira, também conhecido como o “trem das onze”. Agora, a vizinhança é atendida pelas estações Tucuruvi e Parada Inglesa, da Linha Azul, que fazem conexões com as linhas Vermelha, Amarela e Verde do metrô.  

De carro ou moto, o deslocamento para outras regiões da capital é fácil, já que o bairro conta com algumas das principais vias de acesso da zona norte, como as avenidas Ataliba Leonel, Tucuruvi e Luís Dumont Villares.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.
Educação

Na educação pública são as escolas Municipal de Infantil Severino do Ramo e a Escola Estadual Albino César que estão à disposição dos moradores do bairro. Na rede privada são os Colégio Adventista de Tucuruvi, Maple Bear Cantareira e Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

Há também universidades na região: a Faculdade Sumaré e o Centro Universitário Santa Rita.

Saúde

O bairro também conta com boa estrutura em termos de saúde, estando próximo de hospitais como o San Paolo, São Camilo, Mandaqui, Cantareira e o CEMA. Além disso, conta com a Unidade Básica de Saúde Wamberto Dias da Costa (Rua Paulo César, 60 – Tremembé).

Lazer

O bairro abriga a tradicional escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi. A escola realiza eventos, ensaios e festa durante o ano todo. Fica pertinho da estação de metrô, na avenida Mazzei. A região ainda conta com o Shopping Metrô Tucuruvi, que é integrado à estação. Possui fácil acesso e concentra lojas de todos os segmentos.

O Sesc Santana fica bem próximo do distrito e oferece atividades nas áreas de cultura, esporte, expressão corporal, inclusão digital e educação. O local ainda conta com três piscinas aquecidas, teatro e espaço de convivência. Técnicas de defesa pessoal, danças, ginástica, ioga e tai chi chuan, entre outras atividades são outras aulas oferecidas no Sesc.

Também pela proximidade, o Parque da Juventude é outro ponto de encontro dos moradores do bairro. Possui espaço verde, instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades e local para realização de shows e eventos. O parque abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos.