Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Guia de Bairros / O que é melhor: morar em bairro comercial ou residencial?

O que é melhor: morar em bairro comercial ou residencial?

A áreas residenciais apresentam uma série de vantagens relacionadas à tranquilidade da vizinhança. Já os comerciais oferecem infraestrutura. Veja qual deles é mais apropriado ao seu perfil


Da Redação

Há 9 dias - 2 minutos de leitura


Os locais residenciais apresentam uma série de vantagens relacionadas à tranquilidade da vizinhança/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A escolha do bairro segue uma série de critérios, que geralmente envolvem questões como familiaridade com o local, proximidade do trabalho ou da família, facilidades de transporte, dentre outros quesitos pertinentes ao dia a dia, como por exemplo, se é melhor residir em um bairro comercial ou em um residencial.

Leia mais:
Bairro residencial ou centro? Conheça as vantagens de cada região

Antes de qualquer comparação, é importante salientar que não existe uma resposta exata para a dúvida, já que ambos possuem pontos positivos e negativos, e a escolha de um em demérito do outro é apenas uma questão de perfil. Para ajudar nessa decisão, separamos algumas vantagens e desvantagens que cada localidade oferece. Confira abaixo.

Bairro comercial

Os locais comerciais se tornam uma possibilidade mais atrativa para quem possui um estilo de vida mais agitado, para quem passa o dia fora de casa e não se importa com todo o barulho e movimentação da vizinhança durante os dias úteis.

Vantagens – Uma vasta oferta de estabelecimentos, como farmácias, bancos, lotéricas, supermercados e lojas diversas é, sem a menor sombra de dúvidas, a maior vantagem dos locais comerciais. Eles criam a possibilidade de fazer quase todos os afazeres a pé. O movimento e agitação costuma afastar ações criminosas contra as residências, o que também conta como um ponto positivo.

Desvantagens – Em primeiro lugar o barulho, mas há quem não se incomode com ele. Além disso, a agitação durante os dias úteis costuma sumir durante a noite, aos finais de semana e feriados, o que pode deixar o ambiente potencialmente mais perigoso. A inatividade também afeta questões de lazer e serviços, tornando necessário o deslocamento até outro lugar, como um shopping, ou então recorrer a serviços de entrega.

Bairro residencial

Os locais residenciais apresentam uma série de vantagens relacionadas à tranquilidade da vizinhança, possível proximidade à família e amigos, além do investimento crescente do poder público em criar alternativas de lazer e transporte para os pontos mais distantes.

Vantagens – Via de regra, os locais residenciais apresentam um sossego e silêncio maior, o que é importante para quem permanece mais tempo em casa. O movimento moderado de pessoas também contribui para a privacidade e, ainda assim, existem muitos locais que contam com serviços e comércios essenciais. As áreas residenciais ainda costumam dispor de mais terrenos e locais propícios para investimentos.

Desvantagens – Estão relacionadas ao deslocamento. Morar em zonas fortemente residenciais demanda um percurso maior para grande parte das atividades, desde ir ao trabalho todos os dias até a necessidades relacionadas a lazer e comércios. O desgaste de locomoção pode contribuir para fatores que vão desde um gasto maior em transportes até questões relacionadas a estresse e qualidade de vida, principalmente a longo prazo.

Vale salientar que além das vizinhas residenciais e comerciais ainda existem outras alternativas que podem ser consideradas, como os locais mais tradicionais, turísticos, bohemios, étnicos e até novos bairros. O mais importante é alinhar os aspectos da infraestrutura, segurança, localização e valorização com as suas necessidades e interesses.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas